Foi realizado no último fim de semana (11 e 12/11), na cidade de Uberlândia (MG), com a presença de delegações de vários estados e diversos convidados, o congresso nacional para a fundação do Partido Afrobrasilidade. Com o objetivo de já disputar as eleições de 2024, o Afro terá pela frente o desafio de conseguir o número mínimo de apoios exigidos pela legislação e buscar a organização em todos os estados do Brasil. Pelo resultado do congresso, essas metas não serão difíceis de serem alcançadas. Para o presidente Weder Bueno, "o congresso não apenas atingiu o objetivo, como superou as expectativas. Havia uma preocupação com a dificuldade do deslocamento das pessoas que viriam de várias partes do país. Mas correu tudo bem. Acredito que foi uma ousadia coletiva realizar um encontro dessa magnitude num país continental como o Brasil. Por isso acredito que as outras etapas serão realizadas com a mesma vontade", garantiu Bueno, de 37 anos, estudante de direito e microempresário, natural de Araguari, que reside em Uberlândia, e que foi eleito presidente nacional para dirigir o partido pelos próximos três anos. Ele afirma que em breve o Afrobrasilidade se tornará o maior partido do Brasil que tem a defesa da pauta dos povos tradicionais e da cultura afrobrasileira como prioridade.
Neste primeiro momento, grande parte dos estados encaminharam representantes a Uberlândia para oficializarem o partido. O objetivo da direção eleita é conseguir atingir os 27 estados e o Distrito Federal com a bandeira do único partido afro brasileiro oficial. Entre os objetivos, o Afrobrasillidade defende a igualdade de direitos no Brasil; uma sociedade antirracista; o reconhecimento e atenção prioritária para todos os povos quilombolas, indígenas e ribeirinhas do Brasil; a garantia das cotas raciais na educação e no serviço público; uma educação de qualidade para todos; uma saúde universal de qualidade; o direito a uma habitação de qualidade para todos; o direito ao emprego e a renda de forma digna; a garantia da terra a todas as famílias que nela vivem e trabalham; uma política ambiental sustentável; uma política cultural universal e inclusiva; uma rede de proteção social aos mais vulneráveis; a liberdade de imprensa; a democracia e a liberdade a todos os brasileiros.
Para o vice-presidente eleito, jornalista João Santana, do Estado do Rio, o partido tem agora a missão de conquistar o "coração" do povo brasileiro, que tem em sua formação mais de 50% de cidadãs e cidadãos pretos. "Temos uma ideia clara de uma sociedade justa, sem discriminação racial, sem intolerância, com igualdade de direitos, sem ódio. Vamos trabalhar para unir o povo preto e criar um conceito na sociedade de igualdade entre todos os brasileiros. O Afrobrasilidade é um partido antirracista que nasce da luta do povo negro, defendendo todo legado dos nossos ancestrais e líderes que nunca desistiram da luta de ver o Brasil um país diferente, sem a chaga do racismo, da intolerância e da exclusão. Vamos fincar a bandeira do Afrobrasilidade em todos os cantos desse país. Viemos para ficar e para vencer", acredita João Santana.
Partido Afrobrasilidade é fundado
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura