Um RX do potencial turístico

Esportes náuticos, tão bem explorados na cidade, mostram potencial para desenvolvimento de outras atividades no mar - Foto: Divulgação/Foco Radical

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Hoje (8), acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, a apresentação dos resultados dos "Projetos de Pesquisa Aplicada da Faculdade de Turismo e Hotelaria: Observatório de Turismo de Niterói e Turismo Náutico", coordenados pelo professor João Evangelista e pela professora Verônica Mayer. O evento, que será realizado das 8h30 às 13h, no Auditório do Instituto de Computação do Campus Praia Vermelha, da UFF, retratará o cenário do turismo em Niterói sob as perspectivas apuradas por meio de pesquisas promovidas nos últimos dois anos.

Entre as pesquisas realizadas destacam-se:

- demanda turística de Niterói: contendo informações referentes ao perfil do visitante do município, ao nível de gastos, como organizou a viagem, à avaliação de alguns serviços da cidade, entre outros.

- pesquisa de ocupação hoteleira e de posicionamento no mercado dos meios de hospedagens: essenciais no processo de monitoramento desse ramo sobretudo nas Online Travel Agencies (OTA) a fim de acompanhar preços e avalições dos hóspedes;

- pesquisa do Instagram: monitora as postagens dos visitantes sobre Niterói;

- emprego nas atividades características de turismo: acompanha o desempenho do mercado de trabalho

- sondagem empresarial: observa o clima organizacional nas atividades características de turismo, no município de Niterói.

Como parte da programação do evento, o Projeto Mapeamento e Promoção do Turismo Náutico em Niterói mostrará ainda as propostas incluídas no plano de ação para o desenvolvimento da atividade náutica na cidade. O documento traz dados colhidos em diversas fontes de análises, entre elas, a comunidade da região que, durante os últimos dois anos, apresentou grande engajamento e interesse no desenvolvimento do turismo sustentável e responsável. Serão mostradas 15 ações sugeridas para o desenvolvimento do turismo náutico no município de Niterói e um modelo de priorização delas.

Ambos os projetos são relevantes e importantes tendo em vista que celebram Niterói baseada em dados e relatórios capazes de amparar o desenvolvimento turístico local e cuja continuidade posicionará a cidade entre os poucos destinos brasileiros que monitoram e desenvolvem o turismo local com base em dados consistentes, que refletem a realidade do destino.

O diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, professor João Evangelista Dias Monteiro, destaca que "os projetos de pesquisa aplicada, o Observatório do Turismo de Niterói, e Turismo Náutico em Niterói, fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), desenvolvido em parceria inédita entre a UFF, a Prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha". O docente ressalta que a prefeitura aportou recursos para desenvolver projetos, orientados a partir das diretrizes do "Plano Estratégico Niterói que Queremos 2033", com forte potencial de impacto direto na ascensão social e econômica do município.

"Niterói tem grande potencial para o desenvolvimento do turismo como vetor de crescimento econômico, geradora de emprego, renda e negócios, mas, para guiar o planejamento das políticas públicas de turismo ao nosso município, precisamos de informações, pesquisas e conhecimento científico. Nesta perspectiva, entendo que a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF tem muito a contribuir para essa expansão", finaliza Monteiro.

Entre os convidados confirmados que participarão da solenidade estão o diretor de Turismo da Neltur, André Bento; o presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval, vereador Daniel Marques; a gestora do Sistema Lagunar de Niterói, Amanda Jevaux; o presidente do Conselho Municipal de Turismo e CEO do Hotel H Niterói, Rodrigo Alvite e a diretora de Projetos Estratégicos e Fazenda, Dandara Xavier. O evento também será acompanhado de autoridades da Universidade Federal Fluminense, da Prefeitura de Niterói e da Fundação Euclides da Cunha.

O evento é gratuito e aberto ao público.