Dia de São Jorge: tradição religiosa e gastronômica

Devoção ao santo guerreiro é muito forte no Estado do Rio de Janeiro - Foto: Cristina Índio/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Domingo é de festa para os devotos de São Jorge, o Glorioso, um dos santos mais populares do Brasil e em especial do Estado do Rio de Janeiro, no qual a data é feriado. A programação anunciada pela Igreja de São Jorge, localizada na Rua Alcides Figueiredo, 16, no Centro de Niterói, prevê a tradicional alvorada festiva, às 6h, seguida de Missa Campal, que se inicia às 6h30 e segue até o meio-dia, seguida pelo Terço Mariano, até 14h30. Logo após, terá início a reza do Terço da Misericórdia, com duração de 30 minutos.

Às 15h, começa outra Missa Campal que se estenderá até às 17h. A programação termina com a tradicional procissão, com a imagem do santo sendo conduzida por fiéis pelas principais ruas do Centro de Niterói. São esperados 1 mil participantes.

A festa conta com barracas de comidas e bazar com artigos católicos. O evento é organizado pela Arquidiocese de Niterói, com apoio da Guarda Municipal de Niterói.

12º BPM - Também no 12º Batalhão de Polícia Militar, na Av. Jansen de Melo, será celebrada missa em homenagem ao padroeiro dos policiais, às 10h, seguida de procissão.

Feijoada - Dia do Santo Guerreiro também é conhecido pela tradição de comer feijoada. Como faz todos os anos, já que aniversaria na data, a Unidos do Viradouro promoverá a tradicional feijoada em homenagem ao Santo Guerreiro, em sua quadra no Barreto, Niterói. Durante o evento, acontecerá a apresentação oficial do novo intérprete da escola Wander Pires, e da equipe para o Carnaval 2024. Além do show dos segmentos, embalados pela bateria de mestre Ciça, haverá ainda participações do Projeto Criolice, com repertório que propaga a arte e a cultura do samba, e do DJ Natinho Negrada, executando sucessos de vários ritmos. A quadra da Viradouro fica na Av. do Contorno, 16. A entrada é gratuita. O prato de feijoada, servido das 14h30 às 17h, custa R$ 25.

No Cadeg, em Benfica, no Rio, onze estabelecimentos vão manter a tradição do Dia de São Jorge, com feijoada e flores. O Mercado Municipal do Rio receberá uma imagem de São Jorge que ficará em um altar adornado de flores. A loja de artigos religiosos Mercado da Fé abrirá, para atender os fiéis que prestarão suas homenagens. Além da programação religiosa, o Mercado Municipal do Rio contará com a tradicional Feira de Antiguidades.

Segundo André Lobo, diretor social do Cadeg, o evento reforça o posicionamento do Mercado Municipal do Rio de trazer novas opções de lazer e entretenimento, sempre valorizando a cultura brasileira. "O Dia de São Jorge alia dois grandes carros-chefes do Cadeg: aqueles que procuram flores para suas homenagens e os que celebram com amigos e familiares (e feijoada, claro!) na mesa do almoço. Todos serão muito bem-vindos!", ressalta.

Estabelecimentos participantes: Corujão, Empório Quintana, Gruta, Costelão, Brasas, Espetáculo, Cucina , Riachão, Boteco Português, Bora BBQ e Mercado da Fé.