Jornalistas e profissionais das áreas dos Direitos Humanos participam nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 13h, na Universo, no centro de Niterói, do Fórum de Jornalismo na Universo. Entre outros temas serão debatidos: "Jornalismo e responsabilidade social: a importância do Diploma para atuação profissional"; "As Fakes News e a Desinformação"; "Violência contra os jornalistas: agressões e preconceitos"; "O jornalismo e as novas ferramentas" e "o Meio Ambiente e as devastações". A entrada franca, mediante inscrição no local.
O encontro terá como palestrante de abertura o jornalista Jourdan Amora, diretor de A Tribuna e do Jornal de Icaraí). Jourdan exerce profissão há mais de 60 anos, com o rigor cirúrgico de um repórter. Trabalhou no jornal Última Hora e lutou muito pela imprensa do interior de todo o País, sendo um dos fundadores da Associação Brasileira dos Jornais do Interior e, em Niterói, criou o Museu da Imprensa.
O Fórum de Comunicação: Jornalismo no Estado do Rio de Janeiro é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Curso de Jornalismo da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Coordenado pelo jornalista Mário Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com apoio de Kátia Falcão, coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo.
Entre os profissionais já confirmados como palestrantes e debatedores os destacados jornalistas Luiz Claudio Latgê, Marcos Gomes e Dulce Tupy, Mário Sousa; a jornalista Kátia Falcão (coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo); o radialista e jornalista Claudio Salles; Nadine Borges, secretária municipal de Direitos Humanos; Paula Caldeira, mestra em Direitos Humanos; o jornalista e professor Rodrigo Gomes; o advogado e colunista político Célio Junger; e o jornalista e designer gráfico Ismael Maciel.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro convidou também os membros da Comissão Organizadora da II Conferência de Comunicação de Niterói para falarem das 41 propostas aprovadas na plenária final da Conferência, entre elas: Canal da Cidadania, o Conselho Municipal de Comunicação, Implementação, fomento e manutenção de ações de Leitura Crítica de Comunicação de Niterói.
No mês passado, Sindicato realizou o I Fórum de Jornalismo na Baixada Fluminense, reunindo cerca de 40 profissionais, entre as principais propostas, a criação de um Curso de Jornalismo na região.
O Fórum de Jornalismo na Universo será realizado a partir das 13h, no Campus da Universo, Rua Marechal Deodoro, 217, Centro de Niterói.
Niterói: Jornalismo em debate
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura