Niterói: novo projeto cultural começa neste sábado em Icaraí

Grupo Inclusivo de Dança Expressar tem foco na acessibilidade, misturando dança e inclusão com sete bailarinos - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cultura tá on! Novo projeto da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o "Cultura Ta On" , promete agitar o mês na cidade. Com foco em artes cênicas, dança e circo, a iniciativa contará com performances às quartas-feiras e sábados, na Rua Paulo Gustavo e no Campo de São Bento. Neste sábado, dia 10 de junho, o evento acontece partir das 11h, com a apresentação do grupo Inclusivo de Dança Expressar, na pista de patins do Campo de São Bento.

Com foco na acessibilidade cultural, a apresentação mistura dança e inclusão. O grupo Inclusivo de Dança Expressar atualmente é composto por sete bailarinos, onde quatro são Pessoa com Deficiência (Pcd) e três são pessoas sem deficiência. A coreografia do espetáculo se torna mais viva a partir das diferenças, onde muletas e cadeiras de roda são incorporadas à performance. Pautados pela dança inclusiva, Daniel Rangel e Thayrine Mesquita foram os coreógrafos do espetáculo.

O "Cultura Ta On" é uma iniciativa FAN, com o objetivo de incentivar e fomentar o desenvolvimento de artistas locais e os aproximar do público da cidade. O projeto reafirma a importância de uma cultura acessível a todos.

As apresentações acontecerão também nos dias 17 e 24 de junho, sábados, a partir das 11h, e durante a semana, às quartas-feiras, nos dias 14, 21 e 28 de junho, às 18h.

Serviço

Cultura Ta On - apresentação do grupo Inclusivo de Dança Expressar

Data: Sábado, 10 de junho

Horário: 11 horas

Local: Campo de São Bento

Evento gratuito

Classificação: Livre

Atrações na próxima semana - A programação cultural nos equipamentos da Fundação de Artes de Niterói (FAN) na próxima semana está cheia de atrações para os amantes do cinema, da dramaturgia e literatura. A Biblioteca Parque de Niterói recebe o Cine República. No Solar do Jambeiro acontece o Trocas em Cena e o Ocupação Aflora.

Documentário LGBTQIA - Em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA (28 de junho), o Cine República do mês exibirá o documentário "São Paulo em Hi-Fi". O cineclube acontece na próxima terça-feira, dia 13, às 15 horas e após a exibição haverá uma roda de conversa sobre o longa-metragem. A entrada é gratuita.

O documentário "São Paulo em Hi-Fi", de Lufe Steffen, resgata, de maneira divertida, a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 1970 e 1980. O longa aborda a cultura gay brasileira e lembranças de testemunhas desse período e conta sobre as casas noturnas da época, fatos engraçados, heróis, vilões e mais. O elenco conta com João Silvério Trevisan, Kaká di Polly, Leão Lobo, Cláudia Wonder, entre outros.

O Cine República ocorre toda segunda terça-feira do mês na Biblioteca Parque de Niterói. É uma iniciativa que tem como objetivo promover e facilitar o acesso da população niteroiense a atividades culturais.

Serviço

Cine República

Data: Terça-feira, 13 de junho

Horário: 15 horas

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Entrada: Gratuita

Classificação: 12 anos

Praça da República, Centro, Niterói.

Já o Trocas em Cena, no Solar do Jambeiro, recebe o ator e diretor de teatro Marco Antonio Guayba para uma roda de conversa acontece na quinta-feira (15), às 16h. Marco Guayba é preparador de elenco, diretor e mestre em Letras (UFMG), deu aulas de teatro no Centro Cultural da Faetec Barreto, dirigiu espetáculos e atuou em peças teatrais. A conversa abordará temas atuais do teatro e as obras de Marco.

O Trocas em Cena é um quadro que convida dramaturgos para conversar sobre diferentes temáticas. Mediado por Gabriela Linhares, o bate-papo acontece mensalmente no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Serviço

Trocas em Cena

Data: Quinta-feira, 15 de junho de 2023

Horário: 16 horas

Local: Solar do Jambeiro

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - Ingá.