Petrópolis: mais de 500 mil passaram pela Bauernfest

Público de todas as idades acompanhou os shows no Palácio de Cristal - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cidade lotada, grande movimentação nos hotéis e comércio de Petrópolis. Foi assim a 34ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, realizada entre 23 de junho e 9 de julho. Foram quase 400 horas de apresentações culturais. Durante 15 dias, cerca de 520 mil pessoas passaram pelos locais da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá, onde foi realizado o Biergarten. Os números foram estimados pela Defesa Civil de Petrópolis.

Turistas de todas as partes do Brasil e até do mundo estiveram na cidade para curtir a maior festa alemã do Sudeste e a segunda maior do Brasil. Além da cerveja e da gastronomia, a organização, a segurança e o fluxo no trânsito foram destaques. No período da festa, cerca de dois mil veículos de turismo acessaram a cidade. Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior, comparado ao último fim de semana antes da festa. A maior movimentação no pedágio de Caxias foi no último fim de semana da Bauern, quando foi registrado um aumento de 35% no movimento. Em Areal, a média de acréscimo de carros passando no pedágio foi de 12%.

Números expressivos também de pessoas que chegaram a Petrópolis pelo Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen. De acordo com empresa Única Fácil, entre os dias 23 de junho e 9 de julho, foram 31.521 passageiros a mais do que a demanda de semanas normais.

"São números que demonstram o tamanho e o sucesso da 34ª Bauernfest. A maior e mais tradicional festa de Petrópolis, importante para todos os setores ligados direta e indiretamente ao turismo da nossa cidade", destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Nesta edição 47 empresas petropolitanas participaram da festa. Foram 65 barracas de comidas, artesanato, food bikes e bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. A estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidas cerca de 10 toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja, incluindo patrocinadora oficial da festa, as cervejas artesanais e outras marcas no entorno.