Centenário de nascimento de Caio Martins é celebrado

Líderes de grupos escoteiros participaram das homenagens. Estátua de Caio Martins foi revitalizada e ganhou placa - Foto: Tatiana Dantas/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 200 escoteiros participaram de uma cerimônia em homenagem aos cem anos do nascimento de Caio Martins, no complexo esportivo de mesmo nome, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. A solenidade, organizada pelo Grupo Escoteiro Martim Afonso - sediado no complexo desde 1981 - contou com a presença do vereador Jhonatas Anjos, presidente da Frente Parlamentar Escoteira, do administrador interino do local, Gustavo Villar, o representante da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Adriano Esteves, o representante da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Wagner Bezerra, e de entidades com atividades no local, como a Cruz Vermelha. A estátua do escoteiro foi revitalizada e recebeu uma placa comemorativa.

Caio Martins era escoteiro em Minas Gerais e tinha 15 anos quando, em dezembro de 1938, participava com o grupo de uma excursão de trem a São Paulo. O trem se chocou com outro que vinha em sentido contrário, provocando um desastre ferroviário no qual morreram cinco pessoas e 44 ficaram feridas. Os escoteiros prestaram os primeiros socorros, fizeram fogueiras e abrigo para os feridos. Quando a ajuda chegou, Caio cedeu seu lugar na maca, dando um exemplo de solidariedade e dizendo a frase que ficou famosa: "O escoteiro caminha com as próprias pernas". O jovem morreu no dia seguinte, por conta de ferimentos causados no acidente. Em 1941, o Governo do Estado batizou o complexo esportivo em sua homenagem.

"É muito importante celebrarmos o centenário de Caio Martins, que foi um herói e é uma inspiração e um exemplo de solidariedade para as novas gerações. Nos sentimos honrados em sermos o grupo escoteiro sediado neste complexo, e podermos continuar a seguir as ideias de Caio Martins e mudar o destino dos jovens nos dias de hoje. Pensem como o exemplo de Caio Martins pode influenciar e guiar a vida de todos vocês, desde os menores atos de bondade, até as grande decisões de suas vidas", destacou Leandro Barral, diretor presidente do Grupo Escoteiro sediado no complexo esportivo.

Para o administrador Gustavo Villar, o Caio Martins é um símbolo da cidade.

"Tenho um amor muito grande por esse Complexo. Eu vim ao Caio Martins ainda criança, aprendi a nadar na piscina do complexo aos 7 anos, tenho grandes memórias. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a estrutura deste espaço, permitindo que mais pessoas possam usufruir deste local. Gostaria de agradecer ao Grupo Escoteiro pela homenagem", afirma.

A solenidade contou ainda com a transmissão de um vídeo, gravado por Eunice Martins, sobrinha de Caio, que contou como era a vida do escoteiro, como ainda durante a infância demonstrava interesse em ajudar ao próximo, em qualquer condição.

Atividades escoteiras - Sediado no Caio Martins desde 1981, o Grupo Escoteiro Martim Afonso é formado por cerca de 100 pessoas, entre jovens e adultos, que realizam suas atividades aos sábados, das 15h às 19h, desenvolvendo diversas ações comunitárias e ecológicas. O Escotismo é um movimento de educação não formal, complementar à escola, fundado em 1907 na Inglaterra por Baden Powell. Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o objetivo é fazer com que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Hoje, fazem parte do movimento escoteiro cerca de 40 milhões de pessoas, espalhadas por 223 países. No Brasil, somam 100 mil associados, no Estado do Rio de Janeiro, 6 mil membros em mais de 100 grupos escoteiros. Mais informações sobre as atividades escoteiras no Complexo Esportivo Caio Martins pelo Instagram @escoteirosicarai ou Facebook www.facebook.com/grupoescoteiromartimafonso.