Cicloturismo terá plano municipal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Axel Grael assinou na sexta-feira (21) a ordem de início para elaboração do plano municipal de cicloturismo de Niterói. A partir da elaboração de estudos e projetos serão implantadas nova comunicação e divulgação das rotas para os ciclistas chegarem às principais atrações da cidade. A expectativa de lançamento do plano é para o primeiro semestre de 2024.

A elaboração do projeto ficará a cargo da empresa Arkto Estudio Arquitetura Urbanismo, vencedora concorrência pública realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade. O objetivo da Prefeitura é chegar aos 120km de infraestrutura cicloviária em Niterói até 2024. Atualmente, a cidade conta com mais de 60 quilômetros de malha cicloviária. Pesquisa realizada pelo programa Niterói de Bicicleta identificou que o principal destino dos ciclistas que vem à cidade são as praias da Região Oceânica. O prefeito Axel Grael diz que o plano de cicloturismo vem para contribuir ainda mais com a nova infraestrutura para bicicletas na região.

"Esse é um momento muito oportuno para desenvolvermos este trabalho, porque estamos concluindo algumas ciclovias importantes na Região Oceânica, com o Parque Orla Piratininga. Então, temos a possibilidade de oferecer ainda mais produtos para o cicloturismo. Esse trabalho chega em boa hora para incrementar ainda mais esse planejamento e potencializá-lo, com reflexos para a economia e sustentabilidade de Niterói", avalia o prefeito.

Para o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, as rotas de cicloturismo vão impulsionar o setor.