Comércio aposta no Dia dos Pais

Entre os produtos mais procurados para presentear os pais devem estar os eletrônicos e tecnológicos, destaca o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os comerciantes da cidade estão otimistas com o Dia dos Pais. O presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, acredita num crescimento nas vendas entre 3% e 7%, como estima boa parte das entidades de classe espalhadas pelo País que já divulgaram projeções para a data.

Segundo ele, esse crescimento pode até ser maior, impulsionado pelo Programa Desenrola, do Governo Federal, que está renegociando a dívida de consumidores inadimplentes e, consequentemente, liberando mais crédito no mercado.

"Esta é a primeira data comemorativa desde o início do programa. Apenas na primeira etapa do Desenrola o Ministério da Fazenda prevê que 1,5 milhão de CPFs sejam desnegativados. Esperamos que o programa gere um impacto direto nas vendas do comércio neste Dia dos Pais", avalia Charbel Tauil.

A expectativa dos lojistas não é a toa. Em 2022, o comércio no Brasil teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual, com uma elevação de 7% nas vendas em comparação com o ano passado, mostrou levantamento da Serasa Experian, marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Lista de presentes - Para o presidente do Sindilojas Niteróil, roupas devem ser os presentes mais procurados, bem como acessórios como carteiras e relógios, calçados, mochilas, artigos de decoração e itens personalizados.

Charbel Tauil destaca ainda que a procura por presentes tecnológicos como smartphones, smartwatches, fones bluetooth, assistentes virtuais, câmeras de ação e até drones também tende a crescer na data devido ao interesse cada vez maior das gerações mais antigas pelos artefatos que trazem mais conforto e praticidade
à vida.

Almoço em família - O presidente do Sindilojas Niterói também lembra que a data deve movimentar o comércio de bares e restaurantes, bem como os estabelecimentos localizados próximos aos polos gastronômicos, embora muitos comemorem a data em casa com a família, aumentando, neste caso, a demanda pelos produtos e serviços de delivery.

Promoções - Charbel Tauil conta que os lojistas da cidade se prepararam para a data comemorativa recorçando estoques e motivando suas equipes e decorando vitrines. Muitos também decoraram lojas e criaram promoções, com formas de pagamento facilitadas.

Sem apoio - Tauil, no entanto, reclama da falta do apoio do Poder Público: "Se não fosse pelo engajamento dos próprios lojistas, as datas comemorativas passariam em branco nos polos comerciais da cidade. O poder público poderia estar realizando atividades culturais e de lazer para atrair público aos locais de compra e fazer girar a economia da cidade".

Em Niterói, o setor de comércio e serviços é o que mais emprega na cidade, tendo lugar de destaque na geração de emprego e renda, assim como na arrecadação do município. "Por isso, deveria ser mais valorizados pelas autoridades", ressalta o presidente do Sindilojas.

Última hora - E como acontece em todas as datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e dos Namorados, por exemplo, no Dia dos Pais não poderia ser diferente. O comércio espera maior movimento às vésperas do Dia dos Pais, celebrado no domingo, dia 13 de agosto.

A secretária Denise Camargo, de 23 anos, é uma das pessoas que vai deixar para a última hora a compra do presente de seu pai. "Eu até me planejei para comprar o tênis de corrida que sei que ele quer. Mas início de mês tem muito trabalho no escritório em que trabalho e sei que não vou ter tempo de dar uma fugida do serviço para ir até a loja", admite.