A convite do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, a Prefeitura de São Gonçalo estará presente no Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP) da Alemanha, nos dias 12 e 13 de setembro, e fará visitas de campo em Viena, na Áustria, de 14 a 16 de setembro, para conhecer projetos bem sucedidos de desenvolvimento urbano integrado. Entre os temas, destacam-se a questão da moradia social e a requalificação urbana gradual.
O convite surgiu a partir da participação da Prefeitura de São Gonçalo no Projeto Cidade Presente, realizado pela Cooperação Brasil-Alemanha e coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. São Gonçalo apresentou um projeto de despoluição e revitalização das margens do Rio Alcântara. O projeto, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), foi um dos 12 selecionados, entre 170 inscritos, de municípios de 23 Estados e 17 capitais do País, e poderá receber recursos financeiros internacionais para sair do papel.
A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, que participará dos eventos na Alemanha e na Áustria, destacou a importância do convite feito à Prefeitura de São Gonçalo, numa iniciativa inédita que se tornou realidade a partir da apresentação de soluções inovadoras e sustentáveis para a recuperação do Rio Alcântara.
"Na última semana, encerramos o ciclo de monitoria e a última reunião virtual do projeto "VIVA Rio Alcântara", uma ambiciosa iniciativa para captar recursos visando a redução das enchentes, cobtribuir para diminuir a despoluição e revitalizar as margens do Rio Alcântara. Representando São Gonçalo em uma esfera internacional, trabalhamos incansavelmente para criar soluções inovadoras que enfrentem desafios climáticos e enchentes, visando um futuro mais sustentável", destacou.
O Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH respondem pelos projetos Cidade Presente (Desenvolvimento Urbano Sustentável) e Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), responsáveis pelo convite à Prefeitura para participação na visita técnica aos dois países europeus. O objetivo é aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano integrado, formando uma base de conhecimentos e metodologias que garantam um intercâmbio produtivo entre os atores envolvidos nos projetos, para incrementar o potencial de inovação dos municípios, para o aprimoramento de políticas públicas.
O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção da Alemanha. O congresso permite a troca entre os diferentes níveis de governo e irá abordar os desafios das cidades e promover trocas de experiências nos temas urbanos. As visitas de campo em Viena (Áustria) formarão a segunda parte da visita técnica em áreas de requalificação urbana, com foco na integração dos setores urbanos, planejamento, além de encontros oficiais com gestores municipais locais.
Inspiração em modelo europeu

Secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, destacou a importância do convite feito à Prefeitura - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura