Construindo a segurança financeira

Dalton Ferreira - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Muitas pessoas passam o mês inteiro preocupadas e ansiosas com as contas a pagar e sem saber como fazer as despesas caberem dentro do orçamento.Isso acontece com você? Essa época do ano muitos aguardam o alívio através do décimo terceiro salário, outros já o comprometeram. O que fazer para ter a tão sonhada paz financeira e não de desesperar a cada imprevisto que surge de uma hora para outra? Esse será nosso tema de hoje.

Imprevistos são normais de acontecerem na vida atual e complexa que temos. Um remédio para um membro da família que ficou doente de uma hora para outra, um problema urgente que aparece no carro, renovação da matrícula escolar... que faz que muitos de nós sejam pegos desprevenidos e entrando no cheque especial ou passando tudo no cartão de crédito, empurrando para resolver no mês seguinte.

Agora imagine, caso você tenha uma reserva financeira para lidar com esses imprevistos? Não deixaria você mais calmo e tranquilo? Para construir essa reserva financeira você primeiro precisa organizar as suas despesas. Diminuir aquelas despesas fixas, como aluguel, condomínio, luz, gás, assinaturas de tv, internet e telefone, entre outras. Quanto menor for seu custo fixo, maior será sua flexibilidade para remanejar o dinheiro para urgências que acontecem e para criar sua reserva.

Para diminuir essas despesas. Separe da seguinte forma: Contas obrigatórias fixas (aluguel, condomínio, IPTU, mensalidade escolar, plano de saúde, etc.) Contas obrigatórias variáveis (Água, luz, gás, supermercado, transporte, etc.) Não obrigatórias fixas (academia, assinaturas, etc.) e Não obrigatória variáveis (geralmente lazer e compras).

Com essa divisão em mãos, vamos atuar em cada área para reduzir as contas. As contas obrigatórias fixas são as mais difíceis de baixar, geralmente é necessário uma troca. Por exemplo, alugar outro imóvel que seja mais em conta e com um condomínio e IPTU menor. Outra opção é negociar. Pode pesquisar no mercado outras escolas e planos de saúde para poder economizar. Essa época do ano é propícia para isso. Nas contas obrigatórias variáveis, você pode trocar lâmpadas por mais econômicas, pesquisar preços em supermercados e verificar as promoções, trocar algumas marcas, anotar o que está sendo desperdiçado por perda da validade. Verificar se pode deixar o carro em casa e ir para o trabalho de transporte público, levar lanche de casa para não gastar na rua, entre outras medidas que você pode avaliar e adotar. Nas contas não obrigatórias fixas, analise quais serviços você utiliza de fatoe compare os preços com os concorrentes. Nas contas não obrigatórias variáveis é onde costuma ter a maior margem para cortes, apesar de que elas também são importantes para nossa qualidade de vida. O problema é quando parcelamos essas compras e comprometemos vários meses com essas parcelas.

Uma vez que você avalia seu estilo de vida e enxuga suas despesas, você passa a ter maior flexibilidade financeira e começa a investir para construir sua segurança financeira e ter sua paz e tranquilidade. Aplique no mínimo 10% (ideal é 30%)das suas receitas em produtos como Tesouro Selic, CDB com liquidez imediata com retorno de 100% do CDI, por exemplo. Você sabendo o número da sua despesa mensal, multiplique por seis. Exemplo: suas despesas mensais são de R$4.000,00, o valor a ser perseguido é R$24.000,00.

Com essa reserva, e uma melhor gestão financeira, você primeiro aprenderá a criar o hábito de se organizar financeiramente e fazer planos para médio prazo. Quando você conquistar essa meta, você se verá como alguém capaz e poderá criar um outro pote de investimentos para realizar seus sonhos, seja uma viagem, a troca do automóvel, fazer um curso, entre outras opções.

E se suas despesas já estiverem no mínimo e não sobra nada por mês para aplicar? Nesse caso, você deve buscar outras alternativas de renda em tempo parcial para complementar seu salário. Coloque suas habilidades ou o seu tempo, a seu favor e comece a gerar mais dinheiro para melhorar sua qualidade de vida e começar a investir.

E o mais importante dessa nossa conversa, assim que receber seu salário pague primeiro a si mesmo. Caso você opte por pagar todas as contas primeiro e guardar depois o que sobrar, sabe quando irá sobrar? Isso mesmo, nunca. Sempre aparecerá uma conta nova a ser paga. Comece hoje mesmo, que seja com cinquenta reais, mas você já estará criando esse hábito.

Pronto para entrar em ação e construir sua segurança financeira?

Contato:@daltonferreiracoach (Instagram)

Um grande abraço e até a próxima!

*Dalton Ferreira é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional