Por Redação
Japeri e Paracambi foram as primeiras entre as sete cidades duramente atingidas pelas chuvas da semana passada, no dia 21, a receber recursos do Governo Federal para lidar emergencialmente com os estragos causados pelas enchentes.
Duas portarias foram publicadas no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 26, liberando R$ 409 mil para Japeri e R$ 972 mil para Paracambi. De acordo com o secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, o dinheiro estará disponível nas contas das prefeituras ainda esta semana.
Ceciliano relembrou um episódio ocorrido quando ele era prefeito de Paracambi nos anos 2000, quando a cidade enfrentou uma enchente histórica em dezembro de 2001. "Sabe quando a gente recebeu o dinheiro emergencial naquela época? Em novembro de 2004! Quase três anos depois", destacou ele em entrevista ao radialista Francisco Barbosa, da Rádio Tupi.
As outras cidades afetadas - Nova Iguaçu, Mendes, Queimados, Paulo de Frontin e Barra do Piraí - aguardam a aprovação de seus planos emergenciais para também receberem recursos.
"O presidente Lula já disse: não faltarão recursos nem vontade política para apoiar os municípios a enfrentar situações como essa e prevenir novas tragédias", afirmou Ceciliano. Ele destacou que a homologação dos estados de emergência, que costumava levar meses, agora é feita em poucos dias.
Esse reconhecimento é crucial para que os municípios possam solicitar ajuda federal, além de beneficiar aqueles que perderam tudo, possibilitando o saque do FGTS e a antecipação do Bolsa Família.