C-19: Itaboraí amplia vacinação para profissionais de saúde da rede privada

A vacinação desses profissionais será realizada no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha - Foto: Divulgação Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município continua avançando no público-alvo da Fase 1 de vacinação contra Covid-19. A partir desta terça-feira (02/02), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará a imunização de profissionais de saúde da rede privada. Os trabalhadores maiores de 60 anos receberão a dose primeiro e, em seguida, os profissionais com demais idades.

A vacinação desses profissionais será realizada no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro. Nesta terça (02) e quarta-feira (03), de 10h às 16h, será a vez dos maiores de 60 anos. Já na quinta (04) e sexta-feira (05), também de 10h às 16h, os trabalhadores com demais idades.

A SMS ressalta que as vacinas serão aplicadas até que seja zerado o estoque. Para receber a dose, os profissionais devem estar devidamente registrados no conselho da classe, apresentar documento que comprove a categoria profissional e registro de trabalho em estabelecimento de Saúde.

O avanço do planejamento vai de encontro às diretrizes do Ministério da Saúde sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI) de vacinação contra Covid-19. Até o momento, Itaboraí recebeu dois carregamentos dos imunizantes, sendo 2.310 da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) e 2.080 da vacina de Oxford, desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca.

O município iniciou a vacinação no dia 19 de janeiro, pelos profissionais da linha de frente que atuam nas redes de urgência e emergência, além de idosos residentes em instituições de longa permanência. Em seguida, avançou a imunização para profissionais da Atenção Básica do município.

De acordo com a programação da SMS, a vacina de Oxford começou a ser aplicada imediatamente após a distribuição, não sendo necessário guardar a metade para a segunda dose, pois o intervalo entre as doses é de até três meses. Já o intervalo de aplicação da CoronaVac foi fixado em 21 dias.

Bandeira laranja
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade retornou para bandeira laranja, risco moderado de contágio de Covid-19. Com a nova classificação, fica estabelecido a flexibilização com restrição parcial.

A resolução, publicada no Diário Oficial, mantém locais públicos de lazer com atividades restritas, comércio com limitações de espaço e protocolos de higiene, além do uso de máscara obrigatório. As aglomerações continuam proibidas.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Serviço

Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha – Avenida Vereador Hermínio Moreira, Centro
Horário: 10h às 16h
Maiores de 60: terça (02) e quarta-feira (03)
Demais idades: quinta (04) e sexta-feira (05)