Itaboraí divulga calendário 3ª dose da vacina contra a covid-19

Imunização de reforço começa, nesta quarta, com a população de idosos a partir de 90 anos ou mais - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí divulga a inclusão, a partir desta quarta-feira (8), da dose de reforço contra a covid-19, no calendário de vacinação do município seguindo a determinação do governo do estado do Rio de Janeiro. A imunização de reforço começa com a população de idosos a partir de 90 anos ou mais, assim como idosos institucionalizados e acamados com seis meses completos da última vacina contra Covid-19. E também para pacientes com alto grau de imunossurpressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19 há 28 dias após a última.

O calendário de vacinação iniciará a primeira etapa de reforço nesta quarta-feira (08/09) até sexta-feira (10/09), com os idosos de 90 anos ou mais. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com os agentes comunitários de Saúde estarão indo até as instituições de idosos e nas residências dos idosos acamados para realizar a imunização de reforço. Os pacientes com alto grau de imunossurpressão podem se dirigir a um dos 20 polos de imunização estratégicos espalhados pelo município. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ressalta que este planejamento será mantido enquanto durarem os estoques de vacina.

Simultaneamente, o município continuará vacinando a população geral a partir de 17 anos e aplicando a 2ª dose dos imunizantes que estejam previstos na caderneta de vacinação nos mesmos polos. Portanto, quem ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades para garantir a imunização. O superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, destaca que a partir dessa semana a população deve ficar atenta aos dois calendários: o de 1ª dose e da dose de reforço.

“Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19 realizamos um planejamento cuidadoso e técnico para que não falte vacina. Seguindo a nova recomendação das autoridades federais e estaduais de Saúde iremos iniciar a dose de reforço, que é a 3ª dose da vacina. Vamos avançar agora com os dois calendários à medida que novos lotes de imunizantes são encaminhados para Itaboraí. É importante destacar que Itaboraí só avança as faixas etárias quando tem garantida todos os imunizantes para suprir a população dessa faixa estabelecida no cronograma”, afirmou o superintendente.

O calendário de reforço (3ª dose) fica assim:

Quarta-feira (08/09) — idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados
Quinta-feira (09/09) — idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados
Sexta-feira (10/09) — idosos acima de 90 anos ou mais, e idosos institucionalizados

Observação: Todos os dias — pacientes com alto grau de imunossurpressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19 há 28 dias após a última

O calendário de 1ª dose permanece assim:

Quarta-feira (08/09) — população geral a partir de 17 anos
Quinta-feira (09/09) — população geral a partir de 16 anos
Sexta-feira (10/09) — população geral a partir de 16 anos

Documentos necessários para vacinação são (original e cópia):

— Documento de identificação com foto;
— Comprovamtes das 1ª e 2ª doses de vacina contra Covid-19
— Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS;
— Comprovante de residência;
— Laudos, receitas, relatório médico ou prescrição médica (com validade de 12 meses).

São considerados pacientes com alto grau de imunossurpressão:

Imunossuprimidos – Fonte Nota Técnica nº 27/2021

indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 20 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas


Horários de atendimento

O município agora conta com 20 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 18 unidades destinadas como polos o atendimento à população é de 8h às 12h.