Itaboraí inicia dose de reforço para idosos institucionalizados

Município de Itaboraí segue avançando com a imunização contra a covid - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a inclusão da dose de reforço contra a Covid-19 no calendário de vacinação do município, a Prefeitura de Itaboraí iniciou a aplicação da 3ª dose do imunizante em idosos institucionalizados. Na manhã desta quinta-feira (09/09), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) deu o pontapé no planejamento vacinal com 13 idosos que residem na Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) Dr. Augusto Senna, em Nancilândia.

A ação foi coordenada pelo Programa de Saúde do Idoso. Para receber a dose de reforço, o idoso precisa ter seis meses completos da última vacina contra Covid-19. Nesta unidade, os 13 idosos vacinados já haviam recebido as duas doses da Coronavac. Seguindo a determinação do governo do estado do Rio de Janeiro, agora eles receberam a 3ª dose da Pfizer.

As ILPIs são instituições governamentais ou não, de caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. De acordo com a coordenadora de Saúde de Idoso, Maria Aparecida Coelho, há nove instituições do gênero em Itaboraí e reforça que, gradativamente, todos os idosos institucionalizados no município receberão a dose de reforço.

"A nossa preocupação é que todos os idosos institucionalizados estejam completamente imunizados, porque acabam ficando mais expostos em residências coletivas. A dose de reforço significa uma proteção maior e representa o cuidado do município com a população idosa", afirmou.

A imunização de reforço começou com a população de idosos a partir de 90 anos ou mais, assim como idosos institucionalizados e acamados com seis meses completos da última vacina contra Covid-19. E também para pacientes com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19, com intervalo de 28 dias após a última dose.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) com os agentes comunitários de Saúde estão atuando diretamente nas ILPIs e nas residências dos idosos acamados para realizar a imunização de reforço. Os pacientes com alto grau de imunossupressão podem se dirigir a um dos 20 polos de imunização estratégicos espalhados pelo município. A SEMSA ressalta que este planejamento será mantido enquanto durarem os estoques de vacina.

O calendário de reforço (3ª dose) fica assim na próxima semana:

Segunda-feira (13/09) — idosos de 85 anos ou mais
Terça-feira (14/09) — idosos de 85 anos ou mais;
Quarta-feira (15/09) — idosos de 85 anos ou mais
Quinta-feira (16/09) — idosos de 85 anos ou mais
Sexta-feira (17/09) — idosos de 85 anos ou mais

Observação:

Todos os dias — pacientes com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos que receberam as duas doses de qualquer vacina contra Covid-19, com intervalo de 28 dias após a última dose.