Covid-19: pontos de testagem rápida sofrem mudanças em Itaboraí

A referência na testagem, no entanto, continua sendo o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior - Foto: Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com objetivo de realizar o mapeamento epidemiológico e oferecer a testagem mais perto da população, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), anunciou mudanças de pontos de testagem em pacientes com suspeita de Covid-19. Ao todo, são oito Unidades Básicas de Saúde em toda a cidade destinadas como pontos de coleta, com horário de atendimento de 9h às 15h, com dias específicos em cada uma delas.

A referência na testagem, no entanto, continua sendo o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, que vai contar também com um polo de atendimento do Covid-19. O paciente que tiver dentro dos critérios para a realização do teste não necessitará realizar o agendamento, podendo fazer a coleta já no mesmo momento que busca uma das Unidades de Saúde preparadas para fazer o exame e basta levar os documentos como: RG, CPF, Cartão do Sus e comprovante de residência.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, diz que o setor municipal tem visado o diagnóstico mais preciso, priorizando a realização da coleta de Swab para a detecção da infecção, garantindo também o isolamento mais precocemente do paciente com suspeita de Covid-19. “Este exame é realizado entre o terceiro e sétimo dia de sintoma, com o diagnóstico precoce as possibilidades do paciente contaminar outras pessoas por não saber que está com o vírus reduz significativamente, já que ele inicia o isolamento mais cedo”, explica o secretário.

Todos os testes coletados no município são encaminhados para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Os resultados dos exames são divulgados pelo WhatsApp (021) 99835-0372 após seis dias úteis. Os testes serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Pessoas com até sete dias do início dos sintomas poderão ser testadas.

Confira os locais e dias de testagem em cada unidade:

– Unidade de Saúde da Família Maria de Rosário Oliveira -
Dias: Segundas-feiras
Endereço: Rua Alcebíades Gomes Pereira, s/n – Lt. 48, Qd. 40 – Apolo

– Unidade de Saúde da Família Edith Maria de Oliveira
Dias: Terças-feiras
Endereço: Rua José Leandro, s/n - São Joaquim

– Unidade de Saúde da Família Otacilio José Rafael
Dias: Terças-feiras
Endereço: Rua Três, s/n - Aldeia da Prata

– Unidade de Saúde da Família Wanderley Vieira de Almeira
Dias: Quartas-feiras
Endereço: Avenida Carlos Lacerda, s/n - Areal

– Unidade de Saúde da Família Lizete Fernandes de Souza
Dias: Quartas-feiras
Endereço: Rua Dois, s/n – Praça Claudinei Santos Tavares - Reta Velha

– Unidade de Saúde da Família da Mangueira
Dias: Quintas-feiras
Endereço: Estrada Ademar Ferreira Torres 43 - c. 03 - Badureco

– Unidade de Saúde da Família Saddy Ribeiro Gomes
Dias: Quintas-feiras
Endereço: Rua Papa João XXIII, s/n – Ampliação 1 (Rua 100)

– Unidade de Saúde da Família Vereador Mário Scotelaro Rodrigues
Dias: Sextas-feiras
Endereço: Rodovia RJ-114, s/n – Km 13 – Pachecos (Centro)