Projeto "Cuidar de quem cuida" previne doenças

Esse projeto nasceu a partir do desejo da equipe de Fisioterapia em ajudar no cuidado dos colegas de trabalho - Foto: Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Profissionais da Saúde da Policlínica de Manilha participaram de um ciclo de atividades com palestras e ginástica laboral para aliviar a tensão e manter a própria saúde. Idealizado pela equipe de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, "Projeto Cuidar de quem cuida" acontece durante todo o mês de outubro, na tenda de vacinação instalada na Unidade de Saúde, e tem o objetivo de manter a integridade da principal ferramenta de trabalho do profissional: o corpo.

No início do evento, foi realizada uma psicoeducação sobre estresse. O psicólogo Delson Carvalho apresentou os pilares do controle de stress e sensibilizou a todos para a responsabilidade no autocuidado.

A equipe de fisioterapia orientou sobre as posturas viciosas que geram doenças ocupacionais, como as tendinites. Também mostraram como prevenir as lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares (DORT) relacionados aos maus hábitos de trabalho.

"Esse projeto nasceu a partir do desejo da equipe de Fisioterapia em ajudar no cuidado dos colegas de trabalho. Sabemos da importância de manter hábitos saudáveis. Mas também da dificuldade em criar essa rotina quando estamos diante de uma sobrecarga de trabalho. Por isso, o projeto está começando com os profissionais da tenda de vacinação que estão no momento de pandemia trabalhando num ritmo intenso", explicou Lana Arêas dos Santos, coordenadora geral da Fisioterapia do município.