Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

Programa Bairro Seguro completa um mês bem recebido em Itaipuaçu

Por Ulisses Dávila

PM deverá divulgar nos próximos dias um balanço do primeiro mês de atuação dos programas lançados, incluindo o de Maricá

Pouco mais de um mês após seu lançamento, o programa Bairro Seguro pode ser considerado um sucesso em Itaipuaçu. A iniciativa da PM em parceria com a Prefeitura de Maricá tem tido boa receptividade por parte da população. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (SEOP), a PM deverá divulgar nos próximos dias um balanço do primeiro mês de atuação dos programas lançados, incluindo o de Maricá.

 

“O que mudou notoriamente foi a interação da polícia com a população e isso trouxe maior sensação de segurança. Esse era o grande objetivo: polícia de proximidade, contato com o cidadão e inserção no dia a dia da comunidade. O retorno da população vem sendo muito positivo”, atestou Júlio César Veras, titular da SEOP, ressaltando que ainda é cedo para falarmos em expansão do programa no município. “Temos que dar ênfase ao atual, realizar eventuais ajustes e torná-lo mais robusto”, afirmou o secretário.

 

Nas ruas de Itaipuaçu, a presença das equipes que atuam no Bairro Seguro é celebrada por moradores e comerciantes. “É uma sensação de segurança e também de alívio por saber que o policiamento aumentou e que podemos sair com mais tranquilidade. Vim morar aqui há 16 anos e, no início, tinha medo de ir à rua porque era escuro e achava perigoso. Além disso, tive minha casa invadida uma vez, o que só aumentou o medo. Mas hoje me sinto muito mais segura pois vejo que tem mais polícia circulando por aqui”, afirmou a nutricionista Talita Monteiro Drumond, de 28 anos, que brincava na Praça do Ferreira com a pequena Nahira, de 1 ano e 6 meses.

 

Atuando há quase 30 anos no mesmo local, o comerciante Carlos Ramirez Mapurunga de Morais também diz que se sente mais tranquilo para trabalhar em sua loja de rações com a presença dos policiais. “Eles circulam dia e noite por todo o bairro, e é uma sensação boa vê-los por aqui. O bairro cresceu muito e precisava ter sua segurança reforçada. Agora está muito mais tranquilo”, garante o empresário, de 65 anos.

Lançado no dia 15 junho, o programa Bairro Seguro visa estreitar a comunicação da população dos bairros com os policiais militares, que atuarão sempre nos mesmos locais. Maricá é a única cidade, fora a capital, a receber o programa de policiamento de proximidade.

 

O secretário Júlio César Veras citou ainda outros projetos da SEOP que estão sendo elaborados para começar a funcionar nos próximos meses. “São muitos os desafios. Entre eles está a expansão do nosso monitoramento por câmeras, cujo processo de contratação está com a Secretaria de Planejamento. Vamos também mudar e ampliar toda a frota de veículos do Proeis e da Guarda Municipal, para a qual também queremos adquirir sua primeira sede própria e estamos preparando uma base no Condado. Estamos em negociação para construir bases da GM em cada distrito também”, adiantou.

  • Tags: