Maricá: vagas para castração de gatos e cães pelo Castramóvel

Cirurgias acontecem na quarta e quinta e serão as últimas realizadas esse ano - Foto: Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá realiza até a próxima segunda-feira (8) o cadastro de animais para a última edição do ano do Castramóvel – projeto da Coordenadoria Especial de Proteção Animal que realiza castrações gratuitas.

Na quinta-feira (4), as equipes cadastraram cães, gatos e gatas na Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues, em Itaipuaçu. No sábado (6), as inscrições acontecem em Inoã e segunda-feira (8) na sede da coordenadoria no Centro, quando serão abertas 40 vagas exclusivamente para cadelas.

Das mais de 340 vagas disponíveis, cerca de 160 animais entre cães e gatos já estão triados e aptos para a castração que será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, no Castramóvel, presente na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, em Chácaras de Inoã.

O coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes, ressalta que a ação do dia 06/11 será uma espécie de repescagem para atender ao maior número possível de castrações.

“Temos pelo menos mais 150 vagas para serem preenchidas e sabemos que a região de Inoã possui essa demanda”, afirmou Fabiano.

Inscrições para Castramóvel

Os tutores de cães, gatos e gatas devem comparecer das 10h às 13h, na Igreja Assembleia de Deus, em Inoã. Já na segunda-feira (8) os donos de cadelas, cães, gatos e gatas devem comparecer à sede da Coordenadoria a partir das 8h. Serão 50 vagas, respectivamente.

É importante destacar que não serão realizadas cirurgias em animais braquicefálicos (boxer, shith-zu, pug, gato persa) porque eles têm problemas respiratórios. Além disso, os tutores devem ser maiores de 18 anos e os animais precisam ter mais de 3 kg e idade entre 6 meses e 6 anos. No dia da inscrição os donos de cães devem levar o animal para a coleta de sangue e realização da triagem.

Documentos necessários:

Para realizar o cadastro são necessários os seguintes documentos: comprovante de residência em Maricá, identidade e CPF, Número de Inscrição Social (NIS), cartão Mumbuca ou Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro comprovante de rendimento mostrando preferencialmente renda familiar até três salários mínimos. Para autônomos, levar cópia da carteira de trabalho para comprovar o rendimento.

Serviço – Cadastro para castração de animais

Sábado (06/11)

Horário: 10h às 13h

Local: Igreja Assembleia de Deus (Rua Francisco Elias da Cruz, lote 08, ao lado do shopping do Arildo), no Centro de Inoã.

 

Segunda-feira (08/11)

Horário: a partir das 8h

Local: Sede da Coordenadoria de Proteção Animal, Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Bairro Parque Eldorado.