Escritório Social Itinerante começa atendimento em Maricá

Projeto da Secretaria de Políticas Inclusiva vai acontecer em Itaipuaçu e Inoã em condomínios do Minha Casa Minha Vida - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou na terça (12) com reunião da equipe do Escritório Social Itinerante para atendimento nos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, voltado às pessoas egressas do sistema penitenciário e suas famílias. A ação acontecerá no dia 14/07 no MCMV de Itaipuaçu e dia 21/07 no MCMV de Inoã, quando a equipe técnica fará o encaminhamento destas pessoas para a rede de serviços de proteção social oferecida pela Prefeitura.

“Demos um passo importante nas políticas públicas de inclusão levando os serviços do Escritório Social para a promoção de trabalhos itinerantes, pensando na aproximação da população egressa e de seus familiares nesses espaços do MCMV e futuramente em outras localidades. Deixa de ser um serviço que caminha na expectativa da demanda espontânea do assistido para uma lógica de territorialidade, antecipando-se à movimentação do egresso em sua reinclusão social, conhecendo a dimensão de suas lutas psicossociais in loco, promovendo o acolhimento humanizado, a escuta empática e estabelecendo um plano individualizado para cada egresso”, diz o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.

Entre as atividades oferecidas, estão o acesso à capacitação profissional e ao mercado de trabalho, atendimento psicossocial e assistências jurídica, social e religiosa. A coordenadora do Escritório Social, Eliane Ferraz, ressaltou a importância dos serviços. “É fundamental que possamos avançar em parceria, visando aumento da escolaridade dos nossos assistidos, otimizando, assim, o processo de reinserção profissional”, explicou.