Covid-19: Maricá amplia polos de vacinação e horário de atendimento

Mudanças na imunização beneficiam pessoas de todas as idades a partir desta segunda - Foto: Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a partir da segunda-feira (25) os polos de vacinação contra a Covid-19 de diversas faixas etárias, facilitando o acesso à vacina nos quatro distritos da cidade, além de evitar filas nas Unidades de Saúde da Família (USF). Em adição a isso, três polos funcionarão com horário estendido, até as 18h, para atender aqueles que não conseguem comparecer às unidades durante o dia.

Os adolescentes de 12 a 17 anos, adultos e idosos, poderão se vacinar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na USF Jardim Atlântico. As USF Retiro, Ubatiba e Espraiado aplicarão a vacina nesses grupos às quartas-feiras, das 9h às 16h; e a USF Santa Paula funcionará como polo de vacinação apenas às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h. Esses públicos também podem se imunizar contra a doença de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Unidade Móvel de Saúde, que fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro; e nas USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Marinelândia, Chácara de Inoã e São José II.

Em relação às crianças, a vacinação passa a ocorrer em horário estendido nas USF Central (das 9h às 18h) e Inoã II (9h às 19h), além de seguir das 9h às 16h nas USF Barroco e Bambuí. Outras unidades começam a funcionar como polos de imunização infantil. As USF São José 1 e Inoã 1 aplicam a vacina às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h; e as USF Carlos Marighela (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Ponta Negra e Santa Rita realizam a vacinação de crianças somente às quartas-feiras, das 9h às 16h.

Imunização para várias faixas etárias

Atualmente, o calendário da segunda dose de reforço está em 33 anos e chega às pessoas de 32 anos na segunda-feira (25/07), seguindo para 31 anos em 26/07 e alcançando a idade de 30 anos em 27/07. A aplicação do segundo reforço está em repescagem permanente para as pessoas com 34 anos ou mais que receberam o primeiro reforço há, pelo menos, quatro meses. Além disso, os adolescentes, incluindo imunossuprimidos, devem procurar um dos polos o quanto antes para receberem o primeiro reforço, disponível após quatro meses da segunda dose.

Em outra frente, a vacinação das crianças de 4 anos contra a Covid-19 segue até a próxima quarta-feira (27/07). Na quinta-feira (28), começam a ser vacinados os pequenos com 3 anos de idade, ação que continua até o dia 03/08. É importante ressaltar que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos continua em repescagem permanente, com aplicação da primeira e da segunda doses, com intervalo de 28 dias para Coronavac e oito semanas para Pfizer pediátrica.

Polos de vacinação atualizados

Crianças

Segunda a sexta-feira

- USF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. (9h às 18h)
- USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO). (9h às 19h)
- USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu. (9h às 16h)
- USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

Somente quartas-feiras, das 9h às 16h

- USF Carlos Marighela (MCMV de Itaipuaçu)- Rua Áustria, s/n.
- USF Ponta Negra- Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/n.
- USF Santa Rita- Rua Antônio Marques Mathias, s/n.

Somente terças e quintas-feiras, das 9h às 16h

- USF São José 1-Rua Isaac Lannes da Silva, s/n.
- USF Inoã 1- Rua Caio Figueiredo, s/n, (Travessa CIEP).

Adolescentes, adultos e idosos

Segunda a sexta-feira

- Unidade Móvel de Saúde – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro. (9h às 16h)
- USF Elenir Umbelino (Flamengo)- Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)
- USF Marinelândia – Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho. (9h às 16h)
- USF Chácaras de Inoã – Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Polo Mania), Inoã. (9h às 16h)
- USF São José 2 – Estrada da Cachoeira, s/n. (9h às 16h)
- USF Jardim Atlântico – Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)

Somente quartas-feiras, das 9h às 16h

- USF Retiro - Estrada do Retiro, s/n.
- USF Ubatiba - Av. Niterói, s/n.
- USF Espraiado - Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.

Somente terças e quintas-feiras, das 9h às 16h

- USF Santa Paula- Estrada de Cassorotiba, s/n.