Esquema operacional para a festa da padroeira de Maricá é definido

Evento terá shows de Thiaguinho, Belo e Mumuzinho, entre outras atrações em Barra de Maricá - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário de Governo, João Maurício Freitas, se reuniu na terça-feira (2) com gestores municipais para acertar os últimos detalhes sobre os esquemas operacionais para a realização da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo, que acontece de quinta-feira (11/08) a segunda-feira (15/08), em Barra de Maricá. O evento terá shows dos cantores Belo, Thiaguinho, Mumuzinho e Lauana Prado.

A reunião envolveu os secretários de Trânsito e Engenharia Viária, Turismo, Transporte, Cidade Sustentável, presidentes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), da Empresa Pública de Transportes (EPT), o comandante da Guarda Municipal, além de representantes da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Assistência Social, entre outras. Foram discutidas questões relacionadas à segurança, trânsito no entorno, áreas de estacionamento, pontos de ônibus dos “Vermelhinhos”, posto de atendimento médico, disposição dos banheiros, dos painéis informativos, entre outros pontos de atenção.

O secretário de Turismo, Robson Dutra, falou do retorno da tradicional festa da padroeira após ficar dois anos suspensa por causa da pandemia da covid-19.

“O sorriso está de volta. Essa é uma emoção muito grande em estar retornando, estar próximo, contente, se distraindo com a família e amigos com toda a segurança. A expectativa é grande porque o Belo já esteve aqui em 2017 e foi um sucesso e está retornando. A apresentação do Thiaguinho é a grande novidade, já que nunca esteve aqui em Maricá e Mumuzinho, além de cantor, é um artista”, afirmou.

 

Segurança

A Guarda Municipal vai atuar com 120 agentes, 24 viaturas, além de contar com uma base móvel para o patrulhamento da região. O espaço onde acontecerá o show contará ainda com sete torres de observação. Com atuação integrada com a Guarda Municipal, aproximadamente 170 policiais da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CProeis) farão o policiamento nos acessos e no entorno do evento com apoio de 20 viaturas.

 

Ônibus extras

A EPT vai criar horários extras para ampliar o atendimento a todas as pessoas que irão ao evento. É importante destacar que o trânsito será fechado entre as ruas 8 e 13, ocasionando mudança nos pontos de ônibus. Nos dias do show, o ponto de ônibus da Rua 12 será alterado para a altura da Rua 13. O passageiro que partir do Centro terá que desembarcar na Rua 13. Aqueles que saírem de Ponta Negra terão que desembarcar na Rua 7 e caminhar até o local do evento.

Já os ônibus de excursão ficarão proibidos de estacionarem nas imediações do show, tendo que parar em um local apropriado que ainda será definido. Para se dirigir ao local, os passageiros poderão embarcar nos ônibus da EPT que saem do terminal rodoviário.

 

Estacionamentos regulamentados

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária definiu que haverá 700 vagas disponíveis de estacionamento regulamentado para aqueles que forem de carro ao evento. As vagas são na Rua 13, área destinada às provas do Detran; no espaço da Rua 4; e entre as Ruas 0 e 1, em frente à Escola Municipal Barra de Zacarias. As vagas disponíveis na Rua 12 serão somente destinadas às pessoas com deficiência.

O local de acesso ao show será sinalizado com placas e aproximadamente 80 orientadores estarão à disposição para auxiliar os motoristas. Vale lembrar que os moradores das ruas que serão fechadas (ruas 13 até a 8) deverão procurar a Secretaria de Trânsito, levando documento de identidade e comprovante de residência para ter a liberação de acesso à rua. A sede da Secretaria fica na Rua Joaquim Eugênio dos Santos, próximo ao Charque 500, no Parque Eldorado.

O evento contará ainda com postos para atendimento médico, tenda da Assistência Social com distribuição de cinco mil pulseirinhas de identificação para crianças e espaço gastronômico. A programação da festa conta ainda com shows católicos no palco do Centro, missas e procissão.

 

Confira a programação

Palco Barra de Maricá

Dia 11: Belo

Dia 12: Thiaguinho

Dia 13: Mumuzinho

Dia 14: Lauana Prado

 

Palco Centro

Dia 14: Olívia Ferreira, às Anjos de Resgate e Ana Gabriela

Dia 15: Adriana Arydes e Padre Omar