Grael vai reforçar parcerias com a UFF

Ciência e inovação serão instrumentos para a retomada econômica, com sustentabilidade e justiça social - Foto: Leonardo Simplício

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O candidato a prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) vai ampliar as parcerias com a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do desenvolvimento de tecnologias como resposta aos desafios da cidade, principalmente nesse momento de retomada econômica. Segundo o candidato, uma das iniciativas de destaque que já vem sendo realizada nos últimos anos é o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), edital de R$ 25 milhões que financia projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica para atender as demandas de Niterói.

"Niterói é a cidade mais inteligente do Estado do Rio e temos o privilégio de abrigar a UFF, que tem, cada vez mais, um papel importante na manutenção desse protagonismo. Por causa da pandemia, estamos atravessando a maior crise da nossa geração e, mais do que nunca, é preciso incentivar o desenvolvimento sustentável, com justiça social. Nesse momento de retomada econômica, em que a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam imprescindíveis, a UFF é uma parceira estratégica no planejamento, elaboração de projetos e prestação de serviços aos niteroienses", disse Grael, que tem o apoio do prefeito Rodrigo Neves.

Durante a campanha, Grael também recebeu o apoio de personalidades importantes da Universidade Federal Fluminense, entre elas a professora emérita Ismênia de Lima Martins.

"Voto em Axel Grael porque ele sabe que Niterói não é apenas um município que integra o Rio de Janeiro. É uma cidade que sedia uma das principais universidades do país, tem uma classe média pujante e uma classe trabalhadora que precisa de uma política pública social cada vez mais efetiva", ressaltou Ismênia.


De acordo com Grael, uma das prioridades da gestão é o Plano de Retomada Econômica, que inclui o Programa de Ecossistema e Inovação. A ação consiste no fomento à geração de ideias de negócio, aceleração e incubação de startups. A partir da UFF, serão criadas novas empresas que prestem serviços para a própria cidade a fim de solucionar os desafios da economia, principalmente em relação ao complexo industrial marítimo portuário e de Óleo & Gás.

"Nos últimos oito anos, a gestão histórica do prefeito Rodrigo Neves reconheceu a importância da UFF e estreitou os laços com a instituição, que só traz benefícios para a cidade. Agora, estão em andamento as obras do Instituto de Artes e Comunicação Visual (IACS) e o diálogo para a revitalização do Cinema Icaraí, em parceria com a prefeitura. Nos próximos anos, vamos dar continuidade a essas ações, mostrando que Niterói tem vocação para o avanço", declarou.


Ainda de acordo com Axel, entre outras iniciativas desenvolvidas em parceria com a UFF está a construção, em andamento, do Centro de Pesquisa e Extensão (CERSU) na comunidade do Jacaré, na Região Oceânica. O espaço inovador oferecerá cursos e treinamento sobre as tecnologias de construção sustentável e outras técnicas, com foco no desenvolvimento de sistema alternativo de tratamento de esgoto domésticos, hortas comunitárias, reciclagem e ações de educação ambiental.

Durante live, na última terça-feira, Axel Grael conversou sobre "Ciência, desenvolvimento e Cidadania" com os professores André Brandão, doutor em Ciências Sociais, e Vitor Ferreira, do Departamento de Tecnologia Farmacêutica, ambos da UFF. Eles apoiaram a proposta do candidato de estreitar cada vez mais a relação entre a universidade e a administração municipal.

"Na parceria entre a UFF e a Prefeitura só tem coisa positiva, não tem nada negativo. Acho fantástico aproveitar esse potencial em prol da população", ressaltou Vitor Ferreira.

Agenda -Nesta sexta-feira (13), Grael caminhou pelas ruas do Fonseca, na Zona Norte, ao lado do prefeito Rodrigo Neves, reafirmando seu compromisso de trazer um novo ciclo de investimentos para a região, com a requalificação da Alameda São Boaventura, a implantação de um novo Restaurante Popular e de um centro cultural. Ao longo do dia, Grael também visitou a Engenhoca e o Centro, conversando com eleitores sobre as propostas para fazer Niterói seguir avançando.