Impasse no sistema aquaviário

Segundo a CCR, atualmente o sistema de transporte aquaviário do Rio trabalha apenas com 30% da demanda - Foto: Agência Brasil / Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A operação do serviço de Barcas é motivo de impasse entre a CCR, atual concessionária, e a Secretaria de Estado de Transportes. A empresa deseja que o Estado realize novo processo de licitação até o final do próximo ano.

Segundo a CCR, atualmente o sistema de transporte aquaviário do Rio de Janeiro trabalha apenas com 30% da demanda em comparação ao número de usuários registrados antes da pandemia da covid-19, o que agrava ainda mais a situação financeira da empresa.

Embora o atual contrato seja válido até fevereiro de 2023, a concessionária afirma que o Estado prometeu nova licitação até dezembro de 2021, "mas nada tem feito para cumprir". Em nota enviada a O FLUMINENSE, a empresa sobre o tom contra o poder público.

Entre as razões apontadas pela concessionária para a não realização, por parte do Estado, de nova licitação até o final do ano que vem, está o fato de 2022 ser ano eleitoral.

"É consenso entre concessionária, usuários e poder concedente que o atual contrato não atende às necessidades da sociedade. Mesmo assim, o Governo do Estado nada tem feito para cumprir a promessa feita para sociedade de uma licitação concluída até dezembro de 2021, uma vez que 2022 será ano de eleições para governador, deputados e presidente, nem tampouco envida esforços para o equacionamento do grave desequilíbrio financeiro do atual contrato, o que inviabilizará uma nova concessão para novos investidores", afirmou a CCR.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Transportes confirmou que o atual contrato expira em fevereiro de 2023. O órgão afirmou que, no momento, o Estado trabalha na elaboração do Termo de Referência para a contratação da modelagem da nova licitação do sistema aquaviário, mas não informou se esta será realizada na data almejada pela concessionária.

Catamarã segue paralisado - Enquanto o impasse sobre a nova licitação continua, o serviço de catamarã entre Charitas, em Niterói, e a Praça XV, no Rio de Janeiro, segue paralisado sem previsão de retornar. A CCR Barcas informa que a suspensão do funcionamento da linha Charitas foi determinada por Decreto Estadual em março de 2020, que instituiu ações para o controle e o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.