Niterói irá comprar mais de 40 mil testes para diagnóstico da covid-19

No Rio de Janeiro, as cirurgias eletivas nos hospitais de urgência e emergência da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) serão suspensas a partir do dia 7 de dezembro - Foto: Roque de Sá / Agência Senado

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói irá realizar nos próximos dias a compra de mais 40 mil testes para covid-19, conforme foi anunciado nesta segunda-feira. A medida permitirá reforçar o programa de testagem na cidade. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, já foram feitos mais de 130 mil testes no município.

Sobre o número de casos do novo coronavírus, a cidade registra até o momento 16.580 infecções, com 513 óbitos. De acordo com a prefeitura, 15.797 pacientes já se recuperaram da doença e 158 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

No último sábado, prefeitura reiniciou a distribuição gratuita de máscaras à população. Equipes estiveram no Trevo de Piratininga, na Região Oceânica, com a distribuição no sistema drive thru, e nas ruas do Barreto, na Zona Norte. Já no domingo, a distribuição aconteceu em frente à Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte, junto à feira no Largo de São Jorge. Amanhã a entrega será no Fonseca e na Engenhoca e no dia seguinte, será a vez de Icaraí.

A previsão, segundo a prefeitura, é distribuir mais de 500 mil unidades até o fim de dezembro. Nesta nova fase, as máscaras também serão entregues no drive thru para quem chegar ao local a pé ou de bicicleta e não apenas para ocupantes de veículos.

O uso do acessório segue sendo obrigatório para diminuir a possibilidade de contágio do novo coronavírus e, em conjunto com outras medidas, como o distanciamento social e a boa higienização das mãos e do ambiente. Em sete meses, a prefeitura diz ter distribuído mais de 1,5 milhão de máscaras para a população de Niterói.