Prefeito e secretários se reúnem para avaliar resultados dos últimos 8 anos

Um assunto de destaque foi a mobilização de todos os órgãos da prefeitura no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu com secretários e presidentes de fundações municipais nesta quarta-feira (09), por videoconferência, para fazer um balanço das realizações da gestão nos últimos oito anos e das projeções para 2021 dos projetos em andamento. O encontro de gestores teve também a participação do prefeito eleito, Axel Grael.

O prefeito Rodrigo Neves agradeceu o empenho da equipe de governo, lembrou o início difícil da gestão, com muitas dívidas e todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos para colocar a casa em ordem e poder encerrar seu ciclo com as finanças da prefeitura em ordem e muitos projetos e programas desenvolvidos para tornar Niterói uma cidade melhor.

“Iniciamos a gestão em 2013 com uma cidade endividada, sem projetos, sem perspectivas e o niteroiense com o orgulho ferido. Graças ao trabalho duro de toda a equipe, a gente encerra esse ciclo com Niterói tendo as contas públicas organizadas, superávit e caixa com recursos expressivos e o projeto Niterói que Queremos, com a projeção de melhorias nos próximos 10 anos”, disse o prefeito. “Estou muito feliz em encerrar o ciclo com tantas realizações, e deixar a cidade numa situação muito melhor do que encontramos há 8 anos, com Niterói sendo exemplo de sustentabilidade e desenvolvimento”, concluiu Rodrigo Neves.

Axel Grael disse que seu governo será de continuidade, já que fez parte da gestão de Rodrigo Neves desde o início, como vice-prefeito e secretário municipal.

“A minha vitória foi o resultado natural de um conjunto de entregas e empatia que a equipe de governo construiu e nos permitiu chegar ao final de 8 anos de um período difícil para o país e ainda assim conseguir aprovação da população”, disse Axel. “Temos um desafio enorme pela frente. Nós ainda vivemos esse momento de pandemia e temos a responsabilidade de continuar esse processo iniciado pelo Rodrigo Neves, fazendo com que as pessoas confiem e sintam confiança no governo. Tenho certeza que com a situação gerencial e financeira atual da prefeitura nos permite fazer grandes projeções para o futuro”.

Cada secretário apresentou um balanço das ações de sua pasta e explicou quais etapas já foram cumpridas, quais estão em andamento e o status de cada uma delas para a próxima administração. O Encontro de Gestores é uma das ferramentas utilizadas pela prefeitura para modernizar a gestão da cidade e planejar o crescimento sustentável do município.

 

Balanços - Os secretários fizeram um balanço das principais obras e projetos desenvolvidos pelo Município nos últimos anos, incluindo a construção de escolas, creches e unidades de saúde, a reabertura do Hospital Getulinho e do restaurante popular, obras de contenção de encostas, de saneamento, urbanização e pavimentação em vários bairros, de ciclovias, a abertura do túnel Charitas-Cafubá, o mergulhão da Praça Renascença, entre outras realizações.

Foram apresentados projetos como a nova unidade de urgência do Hospital Mário Monteiro; a reforma e ampliação do Hospital Carlos Tortelly; as obras de infraestrutura e drenagem em bairros da Região Oceânica e a conclusão do Reserva Cultural. Também foram destacados os investimentos em contenção de encostas e a construção da Plataforma digital da Engenhoca.

Mereceram atenção especial as melhorias na área de segurança, com a construção do Cisp, os programas Niterói Presente e Proeis, o cercamento eletrônico, o aumento do efetivo da Guarda Municipal; construção e início da operação do sistema BHLS na TransOceânica, entre outras realizações.

 

Enfrentamento à pandemia – Outro assunto de destaque foi a mobilização de todos os órgãos da prefeitura no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e as medidas sanitárias adotadas, como o fechamento das praias e do comércio, as restrições de circulação; o arrendamento do Hospital Oceânico, a sanitização das ruas, a distribuição gratuita de mais de 1,5 milhão de máscaras e a testagem em massa. O auxílio às pessoas que perderam suas fontes de renda durante a pandemia, através do programa Renda Básica, e o socorro às empresas da cidade com os programas Niterói Supera; Supera Mais e empresa cidadã.