Árvore de São Francisco tem horário reduzido após aglomerações

O equipamento continua funcionando diariamente, mas somente por duas horas, e visitação será limitada a 20 pessoas - Foto: Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O horário de funcionamento da árvore de Natal de São Francisco precisou ser reduzido após registros de aglomeração no último domingo (13). Instalada na Praça do Rádio Amador, a gigante árvore funcionava das 18h30 às 2h, agora só terá a iluminação e sonorização ligados durante o período de duas horas, funcionando até as 20h30.

Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos o funcionamento foi alterado como medida preventiva à aglomeração de pessoas e disseminação do novo coronavírus.

A mudança no horário de funcionamento pegou os visitantes de surpresa neste domingo, já que, segundo testemunhas, a mudança não foi avisada previamente. Às 20h30, somente a árvore teria sido desligada, mas pouco depois, toda a ornamentação foi apagada, pois a população não havia dispersado do local.

Na internet, muitos internautas aprovaram a ação da prefeitura pois, segundo eles, o local contava com mais de mil pessoas na calçada. 

"Certíssimo! Para a segurança da população, já que as próprias pessoas não têm consciência da importância de não aglomerar. Parabéns às autoridades responsáveis!" disse um dos internautas.

A árvore possui 50 metros de comprimento e 500 mil microlâmpadas de LED em toda a sua extensão, ela traz como ponteira uma estrela com quatro metros de altura, além de 24 anjos de três metros de altura, 160 meteoros com movimento snow fall, mais 250 estrelas de quatro pontas com tamanhos variados e música pré-programada com as luzes.

Funcionando diariamente, a visitação é limitada a 20 pessoas por vez. Estão sendo adotados protocolos de segurança para que a visitação aconteça de forma organizada. As filas são orientadas para manter o distanciamento social e evitar aglomerações.