Dança das cadeiras na Câmara

Eleito em 15 de novembro, Carlos Boechat deixa aberta sua vaga na Câmara de Niterói: ele morreu vítima de covid-19 - Foto: Reprodução do Instagram

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara de Vereadores de Niterói terá uma renovação ainda maior que o esperado para 2021. Na eleição municipal de 15 de novembro, sete novos vereadores garantiram assentos no plenário niteroiense pelos eleitores, mas as renovações não param por aí: com as escolhas do prefeito eleito Axel Grael para o secretariado de seu governo, outros nomes eleitos deixarão seus cargos de vereador, dando espaço para suplentes estreantes na Câmara.

Com isso, o Legislativo da cidade contará com uma renovação de quase 50%. Além disso, a morte do vereador eleito Carlos Boechat, vítima da covid-19, no último sábado, também abriu mais uma vaga para um novo suplente.

Como ainda faltam nomes para assumir pastas da equipe de Axel, o plenário da Casa pode sofrer ainda mais modificações no decorrer da transição do governo.

O suplente que ocupará o lugar de Boechat é Adriano Boinha (PDT), que teve 1.764 votos nas eleições. Outros nomes como Dado (Cidadania), com 1.055 votos e e Luciano Paez (PV), com 1.051 estreiam na Câmara a partir das indicações dos vereadores eleitos para as secretarias.

O vereador Luiz Carlos Gallo será secretário de Esportes, enquanto Binho Guimarães assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e deixam suas vagas no plenário para seus suplentes.

No caso do vereador Leandro Portugal (PV), escolhido para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, o primeiro suplente de seu partido, Beto Saad, foi selecionado também para participar do governo de Axel e ficará à frente da Coordenadoria de Acessibilidade. Com isso, quem assume a vaga da Câmara é Luciano Paez.

Para assumir a Secretaria das Culturas, ainda há um certo impasse. Caso a ida do vereador Leonardo Gioardano para a pasta se confirme, a professora Wal (PC do B) e "preta e moradora do Morro do Palácio", como se apresenta, que obteve 1.779 votos nas urnas, assumiria uma das cadeiras, mas até agora o partido parece preferir manter Victor de Wolf como secretário da pasta.