Niterói adota ações para evitar disseminação da covid-19 no Réveillon

Reveillon Niterói - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o intuito de evitar aglomerações durante a noite de Réveillon, Niterói terá uma série de medidas restritivas. De acordo com a prefeitura, será proibida a realização de eventos com cobrança de ingressos em casas de festas, bares, clubes, restaurantes e quiosques da cidade. No dia 31, estes estabelecimentos só poderão funcionar às 18h. 

A partir do dia 31, a Prefeitura de Niterói vai reforçar as ações de fiscalização, para garantir que as medidas restritivas sejam respeitadas pela população. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) manterá equipes da Guarda Municipal, agentes da Seop e do Departamento de Fiscalização de Posturas nas ruas. Os estabelecimentos já estão sendo comunicados quanto às novas determinações e o descumprimento poderá acarretar em sanções, como multas, interdição, apreensão de mercadorias e até mesmo cancelamento de alvará.

Na areia das praias, os eventos também estão proibidos e o trabalho será focado na conscientização da população com relação à necessidade do uso de máscaras e a manutenção do isolamento social. A secretaria sugere que os moradores evitem a permanência nesses locais e que as tradicionais despedidas de final de ano aconteçam em um curto espaço de tempo. O uso de máscara continua sendo obrigatório.

Durante o dia, equipes da Guarda Municipal circularão com viaturas e motocicletas, e montarão barreiras nos acessos às praias, de acordo com a necessidade. O objetivo é restringir a circulação nas praias, evitar aglomerações e o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus.

O acesso às praias continuará liberado para moradores realizarem atividades físicas individuais no mar, areia e no calçadão, das 6h às 12h30 e das 16h às 22h. A Guarda Municipal fará a fiscalização com viaturas volantes e motocicletas.

Os agentes também seguirão com a fiscalização nas praias entre 12h30 e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios físicos. Veículos da Guarda Municipal reforçarão a ação. As equipes manterão o trabalho de conscientização quanto ao uso e importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários.

Sempre que a Guarda Municipal flagra pessoas fazendo o uso da praia para lazer, orienta e explica que a cidade está no estágio amarelo nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal e a permanência no local e o banho de mar ainda não estão liberados.

Multas - Desde o dia 21 de maio, quando se tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade, já foram aplicadas mais de mil multas no valor de R$ 180.

A NitTrans informou que a operação de trânsito na cidade nas próximas semanas será realizada conforme planejamento cotidiano da cidade.