Prefeitura de Niterói divulga pontos de vacinação contra a Covid-19

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a cidade está preparada para começar a vacinação contra a Covid-19 - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O planejamento de imunização de Niterói terá mais de 100 pontos de vacinação contra a Covid-19 para a primeira fase, que começa na próxima semana. Nesta etapa, receberão a vacina profissionais de Saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como casas de repouso e abrigos. A campanha está programada para começar no dia 20, às 10 horas, de acordo com o planejamento do Governo Federal. A data depende da aprovação da Anvisa, que está analisando os pedidos de uso emergencial dos imunizantes, e da chegada, ao Brasil, de doses de vacina já compradas pelo Ministério da Saúde.

Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação para profissionais de saúde será feita nas unidades onde eles trabalham, sejam públicas ou particulares. Já os profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional.

Com a proibição da compra de vacinas, Niterói entrou no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal e aguarda a entrega das doses, ainda sem o quantitativo definido. A Prefeitura é responsável pela logística, distribuição nas salas de vacinação, refrigeração, armazenamento e segurança dos insumos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a cidade está preparada para começar a vacinação contra a Covid-19 já que conta com os insumos necessários e equipes preparadas. Ele explicou que, de acordo com o Ministério da Saúde, as doses serão distribuídas igualmente para os municípios, de forma proporcional à população, sem prioridade para as capitais.

“Hoje, mais cedo, participei de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais de cem prefeitos, para falarmos do processo de vacinação. A reunião foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos. De acordo com o número de doses que forem recebidas estaremos cumprindo as regras e ordens de prioridade”, explicou Axel em pronunciamento nas redes sociais do Município nesta quinta-feira (14).

Na reunião, Pazuello confirmou o início da vacinação para a próxima quarta-feira (20), se a Anvisa aprovar, neste domingo (17), os pedidos de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

 Novo normal – O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que foi iniciado, há cerca de um mês, um trabalho para revisão do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal.

“Como observamos ao longo de toda a pandemia, o conhecimento sobre o coronavírus é muito dinâmico. Hoje, há mais informações sobre a Covid-19 do que havia quando o plano foi criado, por exemplo. Agora, temos muito mais conhecimento do vírus e isso traz a necessidade de reorganizar o plano, mantendo a segurança e mantendo a defesa da vida, que sempre pautou o gabinete de crise”, disse. “Temos observado uma tendência de redução na taxa de ocupação dos leitos exclusivos para a doença, tanto nas unidades públicas quanto privadas. Nos últimos sete dias também observamos uma pequena redução no número de casos. Por isso, é fundamental continuar perseverando nos protocolos de segurança”, frisou.

 

Volta às aulas – O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, falou sobre o planejamento para a volta às aulas e destacou que na última quarta-feira foi realizada a primeira reunião do gabinete de coordenação para a retomada das atividades escolares.

“Estamos concentrados em algumas etapas deste processo. Agora, estamos concluindo a matrícula. Os responsáveis que não conseguirem efetuar a matrícula no prazo, terão nova oportunidade para inscrever as crianças para as vagas. Para isso, é preciso que estejam atentos às informações disponibilizadas nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura”, afirmou.

Vinicius Wu pontuou, ainda, que foram iniciadas a preparação das condições estruturais das escolas, como a distribuição de material individual de proteção, orientação e protocolos junto à direção das unidades para uma retomada responsável e com segurança para alunos e professores.

“Vou pessoalmente a cada uma das escolas municipais até o início do ano letivo. Estamos preparando um conjunto de ações que envolvem a ampliação das condições de conectividade e a inclusão digital nas escolas. Vamos apresentar um conjunto de medidas de apoio aos professores, garantindo sua segurança e condições para o desenvolvimento do trabalho pedagógico ao longo de 2021. Sabemos que temos um longo desafio que é o de recompor as perdas do ano passado”, enfatizou.

Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 24.243 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 25.315 casos confirmados da doença e 173 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 681 óbitos.