Covid: vacinômetro vai informar número de doses aplicadas em Niterói

Segundo a polícia, um ofício foi encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói passa a contar, a partir desta semana, com um vacinômetro. Diariamente, pela manhã, nas redes sociais da Prefeitura, será informado o número de vacinas aplicadas no dia anterior e o número total de doses aplicadas neste programa de imunização da covid-19. No período de 19 e 20 de janeiro, foram aplicadas um total de 1.982 doses da vacina contra a Covid-19. Dentre elas, 1.941 em profissionais de saúde e 41 em idosos que vivem em instituições de longa permanência.

O prefeito Axel Grael lembrou que a imunização na cidade começou esta semana e que foram recebidas 11.620 doses. O número, de acordo com ele, é mais baixo do que o município precisa. O prefeito também enfatizou as medidas que estão sendo adotadas pelo município para evitar aglomerações, principalmente nas praias, como forma de conter a propagação do vírus.

“Mesmo com essas doses, conseguimos iniciar a vacinação seguindo o plano nacional de imunização do Governo Federal. A prioridade, neste momento, é vacinar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente e os idosos que estão em instituições de longa permanência. Estamos trabalhando de uma forma intensa e em várias frentes, seja na retaguarda hospitalar, seja no atendimento na área de saúde, e também de forma educativa buscando orientar os cidadãos que é preciso seguir respeitando os protocolos de segurança”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que o indicador síntese mantém-se estável, em 7.25. Com isso, a cidade permanece no estágio amarelo nível 2. Ele ressaltou também que a cidade continua apresentando uma tendência de redução na taxa de ocupação de leitos para Covid-19, tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde.

“Tendo em vista a escassez momentânea de doses da vacina e pelo perfil deste público que está sendo imunizado nesta primeira etapa, não estamos abrindo as unidades de saúde para a vacinação. Nós montamos equipes volantes que estão indo até as instituições de longa permanência e também estamos rodando todas as unidades públicas municipais, estaduais ou federais, e privadas que contam com atendimento para a Covid-19. A vacina é a nossa esperança, mas ainda é preciso manter o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool gel”, alertou o secretário.