Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói e da secretaria de Meio Ambiente de Niterói reintegraram a natureza na manhã desta quarta–feira (10) , na área do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), um filhote de Tamanduá Mirim, conhecido como Tamanduá de coleira.
O pequeno que que foi encontrado na rua, ontem, no bairro de Maceió e resgatado pela Guarda Ambiental. Ele estava com um aranhão na pata foi levado para receber os primeiros cuidados de um veterinário que trabalha voluntariamente auxiliando no atendimento de animais silvestres, no bairro de Piratininga. Os agentes chegaram até o animal através do número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), acionado por moradores do bairro.
A fêmea jovem foi examinada e ficou em observação até esta manhã. Como passou bem a noite pode ser reintegrado. No ano de 2020 a Guarda Ambiental foi responsável pelo resgate de cerca de três mil animais.
“É sempre importante que quem encontra o animal busque logo ajuda. No caso do Tamanduá, os moradores agiram certo em acionar imediatamente a guarda para fazermos a avaliação inicial e saber qual o procedimento que iriamos adotar e saber se o animal precisava de cuidados médicos ou poderia ser reintegrado de imediato ”, explicou Jociley Neves, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.
A Prefeitura de Niterói recomenda que sempre que possível, e em caso de necessidade de resgate de animais silvestres, a pessoa não toque no animal e entre em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública, para que a captura possa ser feita de forma adequada.
Filhote de Tamanduá é reintegrado à natureza após ser resgatado em Niterói

Guardas Municipais fizeram o resgate ontem e o animal passou a noite sob cuidados de veterinários - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura