Manufatora: Clube de futebol niteroiense vira filme

Dirigido por Fabrício Basílio, "Relembra" foi selecionado pelo edital "Retomada Cultural RJ" da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio - Foto: Divulgação/ Assessoria

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o curta-metragem documental ‘“Relembra - Futebol de Operários do Manufatora Atlético Clube” conta a história do Manufatora Atlético Clube, time de futebol amador niteroiense que existiu entre as décadas de 1940 e 1980 no bairro do Barreto. O filme resgata a história do clube e ilustra as relações entre a fábrica, os operários, o bairro e o futebol fluminense em geral.

Dirigido por Fabrício Basílio, “Relembra” foi selecionado pelo edital “Retomada Cultural RJ” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O “Retomada Cultural RJ” escolheu ainda outros 822 projetos e teve como objetivo premiar financeiramente propostas de produção cultural de diversos segmentos em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, o investimento foi de R$ 63 milhões de reais.

Formado em 1944 por operários da centenária Companhia Fluminense de Tecidos, localizada no bairro do Barreto, em Niterói, o Manufatora chegou a disputar campeonatos importantes. Entre eles, o Campeonato Fluminense de Futebol, do qual foi campeão por duas vezes. Ao longo da década de 1970, o clube entra em declínio, alterando seu nome para Associação Desportiva Niterói, até encerrar suas atividades em 1983.

De acordo com o diretor do filme, Fabrício Basílio, essa “é uma história rica e que estava sendo apagada da memória e da organização urbana do bairro”. Para ele, a realização do curta é um trabalho de resgate histórico e tem uma importância que vai além do documentário. “Acredito que o filme pode ser um alicerce para quem quiser continuar pesquisando a história do Manufatura, a história da fábrica, do bairro do Barreto e até das relações do futebol nas décadas de 60 e 70”, afirma.

Entre as ações de lançamento do documentário estão duas exibições online gratuitas, a distribuição de 2,5 mil livretos sobre o clube e os processos de realização do filme e a disponibilização das entrevistas na íntegra no YouTube. Além disso, será realizada a oficina online “Cinema e Futebol”, com foco no cinema nacional, ministrada pelo pesquisador e crítico de cinema Lucas Reis, no dia 18 de março, às 16h30. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo link: https://forms.gle/nAhpp4XcGDqnmBrS7.

O projeto conta ainda com páginas nas redes sociais com informações adicionais do filme, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2021.

Oficina: Cinema e Futebol

Com Lucas Reis

18/03, às 16h30
Inscrições: https://forms.gle/nAhpp4XcGDqnmBrS7

Relembra - Ficha técnica:

Direção: Fabrício Basílio

Produção: Eduardo Brandão Pinto

Direção de Fotografia: Guilherme Souza

Direção de som: João Paulo Gohar

Assistente de câmera: Wesley Prado

Montador: Rodrigo Freitas

Edição som e mixagem: Guilherme Farkas

Correção de cor: Fred Benevides

Artes e motion graphics: Luiz Garcia

Comunicação e design: Renata Basílio

Redes Sociais:

Facebook: http://bit.do/relembra

Instagram: www.instagram.com/relembra.documentario/

Twitter: https://twitter.com/RelembraD

 

* Informações da Assessoria