Niterói suspende aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19

A vacinação para quem vai receber a segunda dose segue normalmente em Niterói - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói vai suspender mais uma vez, a partir desta sexta-feira, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida estará em vigor até o envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde. As vacinas em estoque são destinadas à segunda dose.

Até o momento, foram aplicadas 184.210 doses na cidade, sendo 128.009 como primeira e 56.201 relativa a segunda. Segundo a Secretaria Municipal, mais de 24% da população de Niterói recebeu a primeira dose do imunizante, média superior a duas vezes à do estado do Rio de Janeiro (11,12%).

A SMS aguarda nova remessa de doses pelo Governo Federal, responsável pela distribuição do insumo, para prosseguir com a imunização da população.

O prefeito Axel Grael pontuou que Niterói vem empenhando esforços para acelerar a vacinação na cidade.

"Mesmo com todas as dificuldades e a chegada lenta de doses, Niterói tem performance muito boa de vacinação. Nós chegamos a quase 25% da população vacinada, uma média maior do que a registrada no Brasil e no estado do Rio de Janeiro. Estamos chegando perto de vacinar toda a população de até 60 anos e em breve vamos avançar para novos grupos prioritários. Agora dependemos, novamente, da chegada de mais vacinas para seguir com a imunização", pontuou.

A Prefeitura assinou contrato para adquirir 800 mil doses da Sputnik V, quantidade suficiente para imunizar todos os niteroienses que ainda não foram vacinados. Além disso, juntamente com o município de Maricá, Niterói entrou com um pedido na Justiça Federal para solicitar que a Anvisa libere a aplicação da vacina russa nas duas cidades.

A tutela de urgência foi pedida em conjunto pelas procuradorias gerais dos dois municípios. A intenção do recurso é que, caso a Anvisa não se manifeste em tempo hábil pela negativa ou pela autorização da aplicação, os municípios possam comprar as doses e distribuir de forma autônoma.

Segunda dose - A aplicação da segunda dose nos grupos já vacinados continuará nesta sexta em 10 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. A imunização no Campo de São Bento acontece das 9h às 16h. No sábado, a vacinação acontece nas policlínicas regionais do Fonseca e Itaipu e no drive thru do Campus Gragoatá da UFF, das 8h às 12h, para aplicação da segunda dose.