Niterói avança na vacinação contra a covid-19

Previsão é de que na próxima semana o Município comece a aplicar a vacina em pessoas com deficiência sem BPC - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai concluir, nesta semana, mais uma fase da vacinação contra a covid-19, seguindo o Programa Nacional de Imunização. A Secretaria Municipal de Saúde espera finalizar, neste sábado (22), a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de até 18 anos. A previsão é de que na próxima semana o Município comece a aplicar a vacina em pessoas com deficiência sem BPC.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, voltou a falar sobre a importância de manter medidas de distanciamento sanitário e higiene enquanto a vacinação avança na cidade.

“É sempre importante chamar atenção para o momento que vivemos. Nós estamos na bandeira amarela 2 da metodologia de monitoramento da Covid-19, o que nos permitiu manter várias atividades funcionando. Passamos, em março e abril, por uma série de restrições para manter a Covid dentro dos parâmetros de segurança sanitária. No momento, estamos estabilizados em um nível ainda alto, por isso, é importante mantermos os cuidados de higiene, o uso da máscara e o distanciamento social para protegermos aqueles que amamos”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que a atualização semanal de monitoramento apontou que Niterói está com o indicador síntese em 9,63.

“É um patamar alto, próximo do 10, o que nos colocaria de volta à bandeira laranja. O mais importante nesse momento é entendermos que a pandemia ainda está em risco alto, por isso, é fundamental perseverar nos cuidados. Seguimos vacinando a população e essa semana encerraremos a fase de pessoas com comorbidades e deficiência com BPC. Na segunda-feira que vem, vamos receber um novo quantitativo de imunizantes, o que vai nos permitir avançar mais uma fase dentro do PNI, chegando a pessoas com deficiência sem BPC. A vacina não é só proteção individual, mas também coletiva, a partir do momento em que avançamos com a imunização", detalhou.