Niterói terá instrumento de comunicação com pessoas com deficiência nos postos de vacinação

Secretaria Municipal de Acessibilidade de Niterói está treinando os profissionais de saúde que trabalham nos postos de vacinação contra a Covid-19 para uma melhor comunicação com pessoas surdas, com dificuldades de expressão oral ou analfabetas. - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Acessibilidade de Niterói está treinando os profissionais de saúde que trabalham nos postos de vacinação contra a Covid-19 para uma melhor comunicação com pessoas surdas, com dificuldades de expressão oral ou analfabetas. Para isso, a equipe multifuncional da Secretaria desenvolveu uma prancha de comunicação alternativa que usa figuras para facilitar o entendimento. O método de comunicação adotado segue a mesma didática usada por professores do ensino básico para a comunicação com crianças com deficiência.

Nesta quarta-feira (02), a equipe multifuncional da Secretaria de Acessibilidade esteve em duas policlínicas – Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e Carlos Antônio da Silva, na Avenida Jansen de Melo – para distribuir as pranchas de comunicação e ensinar o método aos profissionais de saúde.

A diretora da Secretaria de Acessibilidade, Carol Basílio, ajudou a desenvolver a metodologia e acompanhou o treinamento. Ela disse que a prancha vai facilitar muito a comunicação entre os profissionais de saúde e as pessoas com deficiência na hora da vacinação.

“Muitas pessoas não conseguem se comunicar oralmente ou através da escrita e isso é um grande complicador na hora da vacinação. Por isso resolvemos adotar esse modelo de comunicação para que as pessoas com deficiência tenham acesso à vacina, o que é muito importante. Toda essa ação é para trazer autonomia para a pessoa com deficiência, para que ela tenha o máximo de independência possível nos serviços públicos, incluindo a vacinação”, explicou.

Para a superintendente executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Camilla Franco, Niterói tem a preocupação de melhorar cada vez mais a assistência prestada à população e, além da qualidade, também é preciso garantir a todos o acesso às vacinas.

“Para vacinação pensamos nessa estratégia interativa e inclusiva para pessoas com deficiência. A prancha de comunicação é um bom recurso, pois o profissional consegue se comunicar orientando quais os documentos necessários, dados e, principalmente, orienta sobre os efeitos que a vacina pode causar, para que tenha mais atenção e se necessário procure um serviço de saúde”, afirmou Camilla.

A prancha de comunicação é formada por várias figuras: da carteira de identidade, do cartão do CPF, de um aparelho telefônico, da representação do vírus da Covid, etc., além de quadros com situações como vacinação, dor de cabeça e dor no corpo. Com o uso da prancha em conjunto com a pessoa com deficiência, o profissional de saúde consegue identificar mais facilmente o que a pessoa está sentindo, o que está pretendendo.

A prancha também serve para que o profissional dê instruções à pessoa com deficiência como pedir para ela entrar na fila, aguardar a vez, etc.

Ao longo da próxima semana, a equipe da Secretaria Municipal de Acessibilidade irá visitar todos os demais locais de vacinação de Niterói, ministrando cursos rápidos de utilização da prancha de comunicação aos profissionais de saúde. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Saúde de Niterói.

As pranchas têm figura em tamanho grande para facilitar a visualização e foram plastificadas, o que facilitará a higienização, já que serão manipuladas por várias pessoas.