Niterói chega a 40% da população adulta com a dosagem completa

De acordo com a Prefeitura de Niterói, mais de 336,2 mil pessoas na cidade receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói alcançou a marca de 40% da população adulta com o esquema vacinal completo contra a covid-19. A Prefeitura divulgou nesta segunda-feira que contabiliza 163 mil pessoas com as duas doses de Astrazeneca, Pfizer e Coronavac ou a dose única da Janssen. Até o último sábado, 336.205 pessoas já tinham recebido ao menos uma dose, o que representa 82% da população maior de 18 anos.

Nesta terça é a vez das pessoas a partir de 30 anos tomarem a primeira dose.

O calendário de julho vem seguindo em dois dias por idade, chegando até o fim deste mês na população a partir de 28 anos. A meta do município é chegar ao final de agosto com todos os adultos vacinados pelo menos com a primeira dose. A imunização está ocorrendo em 10 pontos espalhados pela cidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou o empenho da pasta na campanha e a participação da população.

“A população de Niterói compreendeu que a vacina é nossa principal aliada contra esse vírus. Por isso, seguimos comprometidos e empenhados em imunizar o mais rápido possível os nossos cidadãos, avançando o calendário conforme o número de doses que o Ministério da Saúde disponibiliza para o município”, pontuou.

Os moradores de Niterói podem agendar a vacinação contra Covid-19 em todos os postos da cidade. Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo do cadastro.

É necessário estar dentro da idade de imunização e apresentar a documentação. O Colab também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Por ele é possível obter comprovação digital da imunização. Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Além da população geral que segue sendo vacinada por idade, Niterói também está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos.

Adolescentes
Niterói vai concluir o calendário de vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com comorbidades e deficiência permanente nesta semana. Na terça-feira, será a vez dos jovens com 14 anos, diminuindo uma idade por dia. A imunização, realizada com a Pfizer, está disponível na Policlínica Carlos Antônio Silva, em São Lourenço, e no drive thru do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em São Domingos.