Prefeitura cadastra projetos ambientais e sociais na Região Oceânica

O sistema tem o objetivo de auxiliar na gestão de projetos e monitorar a água nas lagoas de Itaipu e Piratininga - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Subcomitê do Sistema Lagunar de Itaipu/Piratininga (CLIP), da Prefeitura de Niterói, está convocando associações de moradores, organizações técnicas de ensino e pesquisa e ONGs que desenvolvem projetos ambientais, culturais, educacionais, esportivos ou sociais na Região Oceânica de Niterói para responder um questionário pelo link https://forms.gle/ss6pM1VkmoZM5cm27. O objetivo é catalogar as ações que ocorrem no entorno do sistema lagunar, que vão integrar a construção do banco de dados do Savelha: Sistema de Avaliação Espacial das Lagunas, Bacia Hidrográfica e Ambiente.

O sistema tem o objetivo de auxiliar na gestão de projetos de infraestrutura e monitorar a qualidade das águas que chegam nas lagoas de Itaipu e Piratininga. Outra frente de trabalho do Savelha são vistorias regulares ao complexo lagunar da Região Oceânica para avaliar o comportamento da fauna e flora.

“A Prefeitura de Niterói tem realizado vários projetos com o objetivo de melhorar a qualidade das águas das lagunas, no âmbito do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável). Além disso, um dos marcos da gestão é o diálogo com a população. É neste sentido que estamos lançando o questionário do Savelha”, explica Amanda Jevaux, gestora de Lagoas de Niterói.

O Savelha é baseado na plataforma tecnológica do SIGeo - Sistema de Gestão de Geoinformação da Prefeitura de Niterói, permitindo o máximo intercâmbio de informações entre a Prefeitura e o Comitê de Bacia, em prol das ações de conservação e recuperação ambiental, assim como da qualidade de vida dos moradores.

“O Savelha está armazenando informações georreferenciadas (localizadas) sobre a área de atuação do CLIP: as bacias hidrográficas que formam o Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga. O sistema foi batizado em homenagem a uma das espécies de peixes mais abundantes e típicas das nossas lagunas costeiras, a savelha, que constitui um importante indicador da situação ambiental nas lagunas. Niterói ganha assim mais um instrumento de apoio ao planejamento e gestão participativa do seu território”, explica Carlos Jamel, biólogo e membro da Coordenação Colegiada do Subcomitê.

Mapeamento de ecossistemas – Outra frente de trabalho do CLIP é a realização de vistorias e mapeamentos semanais para acompanhar a situação das Lagunas de Piratininga e Itaipu.

“Uma das metas do Comitê é auxiliar a população na interação com os ecossistemas das lagunas, já que várias espécies da fauna e flora podem ser encontradas nesses espaços. Alguns já são bastante conhecidos e carismáticos, como os colhereiros, biguás, garças, robalos e caranguejos. Também podem ser avistados capivaras e jacarés, além dos visitantes ocasionais, como os falcões peregrinos e os flamingos”, explica Alex Figueiredo, membro do Subcomitê do Sistema Lagunar de Itaipu/Piratininga.