Primeiro Festival Paradesportivo condecora iniciativas paradesportivas

Evento, no Praia Clube São Francisco, reuniu autoridades em torno do esporte - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para investir no desenvolvimento de atletas com deficiências, o estado do Rio de Janeiro deve ganhar núcleos de projetos paradesportivos. A iniciativa foi construída na manhã deste sábado (02), durante o I Festival Niterói Paradesportivo, evento que reuniu atletas, profissionais e autoridades no Clube São Francisco. O festival foi organizado pelo Instituto Carlos Augusto Bittencourt (INCAB), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói.


A coordenação para implantação de projetos específico para atividades paradesportivas foi proposta pelo presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Ronaldo Anquieta (MDB), iniciativa de articulação com o Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, com o o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada e o INCAB.

"Precisamos ampliar as iniciativas no paradesporto, e vamos aproveitar que o secretário Marcelo Magalhães tem um olhar diferenciado para o nosso estado. Esse projeto piloto vai levar os paratletas do Rio de Janeiro ao lugar de destaque que merecem. Tenho certeza que a Secretaria e o IFRJ vão desenvolver uma parceria de sucesso e resultados. Nosso mandato continua à disposição para buscar parcerias que fomentem ainda mais o esporte”, afirmou Ronaldo Anquieta.

No evento, o parlamentar foi condecorado por ter apresentado na Alerj o projeto de lei 4559/2021, que cria o Primeiro Centro Público Paralímpico do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é estabelecer o complexo desportivo no antigo Piscinão de São Gonçalo.

O reitor Rafael Almada, enalteceu a iniciativa: “O IFRJ é um parceiro no desenvolvimento de projetos que promovam a inclusão. Tenho certeza que, com o Projeto será uma grande oportunidade de ampliação do esporte como direito de todos, só aumenta a perspectiva de mais uma proposta exitosa. As unidades do IFRJ estão disponíveis para que a gente também contribua", ressaltou Almada.

O coordenador do INCAB, Raphael Couri, manifestou sua excitação com o projeto exclusivo para o paradesporto. “O desenvolvimento desse projeto possibilitará aos atletas e às pessoas com deficiência oportunidade de acesso ao esporte, além de formação para os profissionais de Educação Física. Acredito que, além do alto rendimento, o trabalho de inclusão é essencial para ampliar a participação no paradesporto”, disse Couri.

Os atletas e as equipes que participaram do festival se sentiram prestigiados com a ação. Gabriel Matura, atleta cadeirante de tênis de mesa, foi um dos que enalteceram a iniciativa e parabenizaram pela criação do projeto.

"Acho muito importante essa parceria para agregar valor e dar mais oportunidade para os atletas e pessoas com deficiência. É necessário trazer mais recurso para ampliar a participação e a formação também de novos paratletas", destacou.

O evento também contou com a participação do Subsecretário de Esporte e Lazer de Niterói , Vereador Denilson Ligueirinho, o Deputado federal Felício Laterça, do presidente do Praia Clube São Francisco, entre outros.