Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Prefeitura de Niterói planeja entregar novo IACS até meados de 2022

Por Redação

Nova sede do Instituto deve receber alunos já no segundo semestre do ano que vem

A Prefeitura de Niterói planeja concluir, até meados de 2022, as obras do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá. Com projeto orçado em R$ 28 milhões, a sede do IACS contará com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, além de anfiteatro, pátio e sala de exposição. A intervenção, viabilizada através de parceria entre a Prefeitura e a universidade, está seguindo o projeto elaborado pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa).

O Instituto de Artes e Comunicação Social foi fundado em 1968, tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos. Aproximadamente 50% da obra do novo IACS será concluída até o final deste ano. O planejamento é que os novos prédios já possam receber alunos para o segundo semestre do ano que vem. O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o novo IACS é mais uma junção de forças entre a Prefeitura de Niterói e a UFF, para que a cidade se beneficie.

“A construção da nova sede reforça Niterói como uma cidade que forma profissionais na área do audiovisual e da comunicação, e permite a ampliação da capacidade de formação, qualificação de serviços e acolhimento ainda maior e melhor aos alunos. Concomitante a isso, estamos aqui gerando emprego e renda, com cerca de 100 pessoas envolvidas nessa obra. É uma iniciativa muito estratégica”, afirmou.

O reitor da universidade, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, lembrou que o IACS forma profissionais que dão retorno para o município.

“O IACS não somente forma alunos, mas também tem uma relação com o desenvolvimento econômico e social da cidade, com geração de emprego e renda. Foram muitos de espera por um novo prédio para o Instituto, porque a universidade não recebia recursos para investimentos em grandes obras. A cooperação entre a UFF e o município viabiliza a realização desse sonho que ficou tanto tempo congelado”, comentou.

Na nova sede, ficarão abrigados os cursos de Graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Jornalismo, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes. De acordo com a diretora do IACS, Flávia Clemente, o primeiro projeto de obras para o novo prédio é de 1985.

“O novo IACS era um projeto muito aguardado e será um ganho muito importante para a comunidade acadêmica, que terá aqui um espaço adequado de estudos. O IACS tem uma relação de importância para a cidade, assim como a cidade tem para o IACS. A universidade é de todos”, pontuou.

O projeto dos novos prédios, elaborado pela comunidade do instituto, foi mantido para a construção de onze edifícios interligados com bibliotecas, laboratórios, salas de aulas e espaço de convivência.

  • Tags: