Carnês do IPTU já podem ser acessados pelo Portal da Prefeitura

No próximo ano os contribuintes contarão com três totens de autoatendimento no hall de entrada do Palácio Arariboia, - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 serão enviados pelos Correios até o dia 15 de janeiro, mas a segunda via já está disponível no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói por meio do endereço eletrônico https://servicos.niteroi.rj.gov.br/.

De acordo com o órgão, os contribuintes que optarem por quitar a cota única até o dia 07 de fevereiro terão 10% de desconto. Caso estejam incluídos no benefício da Lei do Bom Pagador, o desconto chega a 14,5%. O desconto estará discriminado no carnê, na folha “Ficha de Lançamento 2022”.

De acordo com a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, no próximo ano os contribuintes contarão com uma novidade: três totens de autoatendimento serão disponibilizados no hall de entrada do Palácio Arariboia, sede da instituição.

"Os totens de autoatendimento vão permitir que o cidadão, em poucos cliques, acesse a segunda via do IPTU, que será impressa na hora, ou agende o atendimento presencial ou remoto. Estamos avançando com a modernização e digitalização dos serviços, proporcionando agilidade e permitindo que o cidadão ganhe autonomia para acessar os serviços oferecidos pela Secretaria de Fazenda", explicou Marilia Ortiz.


A Secretaria de Fazenda de Niterói também informa que, para os contribuintes que optarem pelo pagamento em onze parcelas mensais iguais, de fevereiro a dezembro, o primeiro vencimento será no dia 11 de fevereiro. O desconto “Bom Pagador” vale tanto para quem optar pelo pagamento em cota única quanto pelo parcelamento.


Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar a Central de Atendimento ao Cidadão, na sede da SMF (Rua da Conceição, nº 100) ou enviar sua mensagem para o e-mail [email protected]

 

2ª via do IPTU 2022 também poderá ser retirada nas administrações regionais


Para evitar aglomeração na sede do órgão, em função das medidas de combate à Covid-19, os contribuintes também poderão emitir a segunda via do carnê do IPTU 2022 em dez administrações regionais, o horário de atendimento será das 9h às 16h. Veja qual administração regional é a mais próxima da sua residência. Dirija-se a uma unidade tendo em mãos o número da matrícula do imóvel.