Testagem para covid-19 no drive-thru da UFF será realizada a partir de agendamento

Nesta terça-feira, 40% dos testes para covid-19 em Niterói deram positivo - Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói anunciou na noite desta terça-feira que a partir de amanhã, a testagem para covid-19 no drive-thru da Universidade Federal Fluminense só será feita mediante agendamento. O exame, em parceria com a UFF e a Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), está disponível para quem apresentar sintomas gripais ou que tiver contato com casos confirmados.

Além do drive, o município disponibiliza para realização do teste outros 54 locais, onde o agendamento não é obrigatório.

No drive-thru do campus da UFF do Gragoatá, a testagem está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h) e sábado, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h). Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo "Dados do Bem". O usuário preenche um formulário com informações sobre seu estado de saúde e aguarda o envio da confirmação de agendamento. Antes do atendimento, será preciso apresentar o QrCode de agendamento recebido via aplicativo.

A orientação é que os casos sintomáticos realizem o teste a partir do primeiro dia dos sintomas. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.

Além do drive-thru, o município oferta testes nas policlínicas, unidades básicas e unidades do Programa Médico de Família, chegando a 54 pontos de atendimento. Nestes locais, que atendem por demanda espontânea, a população pode procurar pela testagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

Números de testagem
Hoje, pouco mais de 40% dos testes realizados nas unidades municipais de saúde deram positivo para covid-19. A taxa apresentou queda em comparação com ontem, quando 50% dos testes foram positivos. Os números de internações seguem controlados. No período do dia 24 até o dia 31 de dezembro de 2021, três pacientes deram entrada na rede municipal de saúde. No momento, o município tem nove pacientes internados.