Vendedor de balas é morto por policial de folga, em Niterói

Discussão terminou em morte no Centro de Niterói. A revolta da população gerou uma grande manifestação e pelo menos duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar na confusão - Foto: Reprodução de rede social

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um policial militar matou, nesta segunda-feira, um homem identificado como Hiago Macedo, de 21 anos na Praça Arariboia, em frente ao Terminal das Barcas de Niterói. Segundo a corporação, o agente estava de folga e reagiu a uma tentativa de roubo no local. A família contesta a versão do policial militar.

Um grande grupo de pessoas realizou um protesto contra a morte do homem, que seria um vendedor de balas. O tumulto começou após os agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal do Rio terem isolado o local onde estava o corpo do ambulante, Hiago Macedo.

O policial militar, identificado como Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior, foi levado para a 76ª DP (Niterói) e depois para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Ele possui licença para arma de fogo.

"Eu só posso falar mediante ordens do meu superior, que é o comandante do 7º BPM", disse Carlos na porta da delegacia.

De acordo com a Polícia Militar, o agente presta depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói sobre o caso junto de outro homem que seria a vítima do assalto.

"O militar tentou intervir na ação e um dos envolvidos teria investido contra sua integridade, sendo atingido por disparo de arma de fogo. O ferido não resistiu. O policial que participou da ação está com um homem, que seria a vítima da tentativa de roubo, prestando depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) já foi acionada e acompanha o caso," diz em nota a corporação.

O policial militar, identificado como Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior, foi levado para a 76ª DP (Niterói) e depois para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Ele possui licença para arma de fogo."Eu só posso falar mediante ordens do meu superior, que é o comandante do 7º BPM", disse Carlos na porta da delegacia.

O rapaz que trabalha vendendo balas há mais de 10 anos teria se aproximado de um policial quando o agente pensou que fosse assalto e atirou. Hiago morreu na hora.

A morte de Hiago causou revolta entre outros vendedores de balas da cidade de Niterói que se dirigiram em direção ao terminal da Praça Araribóia, para realizar uma manifestação no entorno da Avenida Visconde do Rio Branco. Alguns comerciantes da região fecharam suas lojas por medida de segurança.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária está agilizando os trâmites para o sepultamento da vítima. Já a Secretaria Municipal de Direitos Humanos está prestando apoio psicológico, jurídico e assistencial à família e seguirá acompanhando as investigações.

Pai usa filho como escudo humano durante bate-boca com guardas municipais

Em um dos embates entre Guardas Municipais e manifestantes, um homem que estava com uma criança de 1 ano e três meses nos braços chegou a discutir com um dos agentes, acompanhado de outros manifestantes. Um dos guardas, que ainda não foi identificado utilizou um spray de pimenta para dispersar a multidão.

A borrifada acabou atingindo o rosto da criança que precisou ser atendida por uma viatura do Corpo de Bombeiros. Pelo menos duas pessoas foram detidas por policiais do décimo segundo Batalhão e conduzidas para a delegacia do Centro de Niterói. O policiamento segue reforçado na região.

A Seop esclarece que esse tipo de ação não é o padrão utilizado pela Guarda Municipal e que a orientação é que o spray de pimenta seja usado somente em casos excepcionais, quando a integridade dos agentes e de terceiros estiver em risco. Sobre a ação de um integrante da GM contra um dos manifestantes, a Seop reforça que não orienta esse tipo de conduta para seus agentes.

Os agentes envolvidos nos incidentes foram retirados das ruas e serão ouvidos pela Corregedoria da Guarda Municipal para esclarecimento dos fatos. A Seop reitera que todos os relatos e imagens estão sendo coletados e os depoimentos tomados para apuração dos fatos. Após apuração criteriosa, e se necessárias, poderão ser tomadas medidas disciplinares.

De acordo com a assessoria de imprensa da Policia Civil, A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) foi acionada e investiga o caso. Os agentes estão ouvindo testemunhas e buscarão imagens de câmeras de segurança instaladas na região para esclarecer todos os fatos.