Galeria permanente da Prefeitura de Niterói ganha nova exposição

"Vida Espatulada" mostra paisagens ricas em tinta e feitas sem pincel - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A galeria permanente do Centro Administrativo da Prefeitura de Niterói está com a exposição “Vida Espatulada”, da artista Marcela Lanna. Os quadros são trabalhados totalmente com espátulas bem ricas em tinta. Não existe o uso do pincel nas obras. A espessura da tinta traz riqueza e volume às paisagens. A técnica de traços carregados em tinta constrói paisagens à distância. A experiência visual ao se olhar as obras de longe e de perto são diferentes.

Por ser míope, Marcela Lanna sugere retirar os óculos ou franzir os olhos para enxergar as telas com outra percepção. Em algumas situações, pelo jogo de cores dos quadros, é possível ter a sensação de que as paisagens estão em 3D. Para elaborar as obras, a artista se inspirou em paisagens que remetem a viagens físicas e imaginárias de Marcela Lanna. Os quadros mostram o que a artista viu, mas, principalmente, o que ela sentiu. As obras são frutos da observação da natureza.

Marcela Lanna é uma artista visual que trabalha com pintura, desenho e ilustração. Ela participa ativamente de exposições individuais e coletivas; feiras; salões de Belas Artes (troféu de bronze em Salão do Clube Naval do Rio de Janeiro com a escultura “Coração Bomba”); competições de live painting (medalhas de bronze e prata nas competições do ArtBattle); e parcerias artísticas.

Marcela começou na pintura em porcelana aos 12 anos e teve aulas de desenho em carvão e nanquim no Museu Lila Carneiro Gonçalves em Cataguases (MG). A artista se formou em Comunicação Social na PUC-Rio e fez cursos de História da Arte e Pintura na Missouri State University (EUA). Marcela estudou na EAV Parque Lage, Ateliê da Imagem, Grupo Estação, Casa de Cultura Laura Alvim e Atelier Jô Grassini. Ela também trabalhou na Incubadora Cultural do Instituto Gênesis (PUC-RIO); na agência internacional Giovanni+DraftFCB; e em canais de televisão por assinatura. Atualmente, Marcela Lanna tem o próprio atelier em Niterói e um canal sobre arte no Youtube: https://www.youtube.com/user/MarcelaLan