Evento celebra o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico ilícito de Drogas

' Dependentes químicos precisam ser vistos como pessoas que necessitam de ajuda e tratamento', defende Veronica Legentil - Foto: Luciano Belford

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Cuidados Especiais, ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou nesta segunda-feira, 20, na Biblioteca Parque Estadual, o 2° Simpósio de Cuidado e Prevenção às drogas, em comemoração ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no dia 26 de Junho, data criada para conscientizar a população global sobre a dependência química.

O Simpósio teve como objetivo reforçar a atenção necessária para a prevenção e cuidados em relação a dependência química, além de incentivar o conhecimento e a conscientização sobre o tema.

“A Subsecretaria de Cuidados Especiais tem duas pautas muito importantes, a Pessoa com Deficiência e as Comunidades Terapêuticas, dois públicos estigmatizados pela sociedade. Os dependentes químicos precisam ser vistos como pessoas que necessitam de ajuda e tratamento. A Subsecretaria de Cuidados Especiais tem como objetivo dar voz e protagonismo a essas pessoas, apoiar as Comunidades Terapêuticas para que elas possam desenvolver seu papel social e terapêutico da melhor maneira, nossa missão é cuidar de quem cuida!”, afirmou a Subsecretária e pedagoga, Veronica Legentil.

O Superintendente Terapêutico, Douglas Manassés, apresentou o trabalho realizado pela Superintendência e reforçou a importância de dar legitimidade às Comunidades Terapêuticas para exercerem o seu trabalho.

O evento contou com palestras ministradas pelo psiquiatra e especialista em dependência química, Doutor Jorge Jaber, Sabrina Presman, psicóloga e Maria Claudia Castelo, gerente do segmento Comunidade Terapêutica do IVISA-RIO. Além disso, o Simpósio foi palco para a apresentação do Coral Novo Caminho, formado por acolhidos de quatro Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio de Janeiro.

A ação foi uma parceria entre a Subsecretaria de Cuidados Especiais, Loterj, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e RioSolidario.

O evento também contou com a presença de Otávio Teixeira, presidente da Loterj, Danielle Barros, Secretária de Cultura, Gilvania Coutinho, subsecretária do Programa RJ para Todos, Leonardo Abicelo, presidente da FECOMTERJ, Ane Bartolomeu, representante da SEPREDEQ, Aldemir Gomes, presidente da FEBRACOMTEC.