Programas de Niterói são temas de palestras na Cúpula das Cidades das Américas

Prefeito de Niterói, Axel Grael, participa de um evento no Colorado (Estados Unidos) - Foto: Divulgação / Flavia Abranches

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa Niterói Jovem Ecosocial, o Parque Orla Piratininga e o Programa de Neutralização de Carbono no Caramujo foram algumas das iniciativas abordadas nesta sexta-feira pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, durante a Cúpula das Cidades 2023. O evento, promovido pelo Governo dos Estados Unidos em Denver, no Colorado, reúne mais de 250 prefeitos, além de autoridades locais e representantes de entidades não-governamentais.

Durante o painel "Empregos verdes e habilidades: quem, onde e como", promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Axel Grael explicou como funciona o Niterói EcoSocial, programa que hoje beneficia 500 jovens. "O EcoSocial inova ao reunir capacitação profissional e ações nas comunidades em defesa da sustentabilidade, promovendo conscientização e oportunidades em áreas de vulnerabilidade social", disse o prefeito que, ao falar sobre o Programa de Neutralização do Carbono no Caramujo, lembrou dos investimentos no bairro com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói.

A Moeda Recicle, lançada recentemente pela Clin no Buraco do Boi, no Barreto, foi outra inovação abordada pelo prefeito de Niterói. "Contamos com parceiros privados para, com essa moeda, estimular a sustentabilidade e a inclusão. O cidadão troca material reciclável, como embalagens plásticas, pela moeda que pode ser usada, por exemplo em cursos de capacitação profissional", explicou Grael durante a mesa Desenvolvimento Urbano e Economia Circular: uma abordagem inspiradora para começar!, organizada pelo Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade.

Grael também participou do painel "Como as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) Fornecem Resiliência Climática Urbana", promovida pela WRI, aliança que reúne dezenas de cidades no mundo, em defesa da natureza, em especial, das florestas. "O Parque Orla é o maior projeto com utilização de soluções baseadas na natureza da América Latina. Além de recuperar o sistema lagunar, o POP vai proporcionar mais qualidade de vida, incentivar turismo e negócios, com geração de empregos e inclusão", disse Grael, que viajou a convite do Governo dos Estados Unidos acompanhado dos secretários municipais do Clima, Luciano Paez, e do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo.

Luciano Paez destacou o Programa de Neutralização do Caramujo. “Um exemplo eficaz nas linhas dos debates de hoje foi o Programa Social, que estamos desenvolvendo na comunidade do Caramujo. Temos ações de separação de resíduos e compostagem programadas, trabalhando assim a economia circular. Os empregos verdes já estão sendo induzidos por nós também, com os agentes climáticos, que são moradores locais contratados para desenvolverem, no território, as capacitações e acompanhamentos desta ação. E um grande impacto econômico é o recebimento, via moeda Arariboia, de recursos de até R$ 750 para as famílias que reduzirem seus consumos de água, energia e produção de lixo", disse o secretário.

"O evento possibilitou que diferentes prefeitos da América, assessores e organismos não-governamentais trocassem suas experiências e desafios. Niterói tem muitos exemplos de sucesso, especialmente na área ambiental e social, que são reconhecidos internacionalmente e podem ser replicados em outras cidades", ressalta Katherine Azevedo.