Copa de Altinha em Niterói abre temporada nacional

Craques da bola exibem habilidades na primeira edição da Pereiralta, em Icaraí - Foto: abriel Bastos/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No sábado (20), Niterói sedia a primeira etapa nacional de altinha, na Praia de Icaraí, em frente à Rua Pereira da Silva. Daí o nome da Copa Pereiralta, que vai reunir 64 atletas em quartetos mistos (tendo ao menos um homem ou uma mulher), das 9h às 17h, com entrada grátis. É esperado um público de 500 pessoas.

O campeonato nacional é organizado pela Liga Em Alta, que realizou etapas em Florianópolis (SC), São Conrado, São Paulo (SP), Vila Velha (ES), Caraíva (BA), Pipa (RN) e Macaé, no ano passado. A etapa de Icaraí também será válida como a última da Liga em 2023, coroando melhores atletas do ranking.

Em Niterói, o nome da Copa homenageia a equipe de altinha criada por um grupo de amigos em Icaraí, em 2016, como explica Felipe Knappi, um dos organizadores do torneio.

“Virou uma grande família, dentro e fora da areia. Hoje, além de realizar eventos esportivos como a 1ª Batalha Pereiralta, o time se engaja em movimentos sociais, participando de ações de limpeza de praias e da divulgação do esporte nas escolas”, conta Felipe.

Segundo ele, a Copa Pereiralta terá 16 quartetos nas areias de Icaraí, com aletas de Niterói, Rio, Macaé, Rio das Ostras, Florianópolis, São Paulo e Espírito Santo.

As equipes farão apresentações em três fases, antes da semifinal e da final da competição, com os três melhores grupos tendo cinco minutos para a exibição. As notas dos jurados, com bonificações e penalizações, são baseadas em quedas de bola, dois toques, precisão de passe, corte, ataque, intensidade, velocidade, recursos e criatividade.

A organização da Copa Pereiralta tem apoio da Prefeitura de Niterói, Predialnet, Corona e Øliver’s Pizza, entre outros parceiros. Quem não conseguir aparecer na praia para ver craques em ação, pode acompanhar as transmissões do torneio pelos canais do YouTube da Em Alta e da Pereiralta. Vale também testar as próprias habilidades com a bola.