Niterói leva serviço de orientação aos consumidores do Ingá

Objetivo do Procon Itinerante é levar orientação jurídica à população, tirando dúvidas sobre direitos do consumidor, denúncias e reclamações - Foto: Divulgação

Niterói
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A Prefeitura de Niterói vai percorrer todas as regiões da cidade com a van do Procon Itinerante. Nesta quinta e sexta-feira, o veículo estará na Praça César Tinoco, no bairro do Ingá, das 10h às 18h. O projeto é uma parceria das Secretaria de Defesa do Consumidor e de Governo (Semug), por meio das Administrações Regionais. O objetivo do projeto é levar orientação jurídica à população, tirando dúvidas sobre direitos do consumidor, denúncias e reclamações.

O calendário do Procon Itinerante está definido até o mês de setembro. As ações acontecem toda quinta e sexta-feira, sempre das 10h às 18h. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia.

“Esse serviço tem sido de extrema importância para facilitar a vida principalmente de consumidores que moram na periferia da cidade. Com isso ajudamos a resolver seus problemas e ainda evitamos despesas com deslocamentos, facilitando a vida deles. Além de termos todos os equipamentos para atendê-los, também fornecemos os Códigos de Defesa do Consumidor, assim todos podem conhecer os seus direitos e saber a hora de procurar ajuda”, explica o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

A secretária de Governo, Rubia Secundino, ressalta que a parceria com as regionais facilita a interlocução com os moradores dos bairros.

“As Administrações Regionais já fazem parte do dia a dia dos moradores dos bairros pela proximidade e pelo trabalho desenvolvido junto com a população local. Essa parceria vai ser fundamental para levar informação e orientação jurídica a quem precisa e não sabe nem por onde começar os trâmites burocráticos que alguns processos necessitam”, destaca Rubia.

A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.
A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.