Movimento "Amor por Niterói" reúne mais de mil pessoas na Região Oceânica

Ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Niterói Rodrigo Neves (PDT) é o favorito segundo pesquisa do Instituto Gerp - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O terceiro encontro regional do movimento “Amor por Niterói”, organizado pelo ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura Rodrigo Neves (PDT) foi realizado na noite de segunda-feira em Piratininga, na Região Oceânica da cidade. Mais de mil pessoas estiveram no evento que, a cada edição, amplia a participação cidadã no programa de governo sugerindo e debatendo propostas para a futura gestão do município.

No encontro, Rodrigo Neves destacou o planejamento e as conquistas nos últimos dez anos, que transformaram a região e toda a cidade de Niterói.

“A Região Oceânica tem cerca de 850 ruas, quando nós assumimos quase 750 não tinham calçada, infraestrutura, drenagem e pavimentação. Hoje, a realidade é outra. Inauguramos o túnel Charitas-Cafubá, fizemos obras de infraestrutura em bairros como Maravista, Maralegre, Boa Vista, Fazendinha, Bairro Peixoto, Piratininga, Camboinhas, Santo Antônio, Serra Grande, Engenho do Mato, Itaipu, entre outros. Entregamos o Parque Orla, a nova entrada de Camboinhas e Piratininga. Investimos no CISP, no hospital Oceânico e no novo Mário Monteiro. Transformamos a região oceânica com qualidade urbana, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, ressaltou Neves.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou a importância da participação popular, desde a primeira gestão de Rodrigo.

“Esse lugar tem tudo a ver com nossa trajetória. Foi aqui no Colégio Itapuca que falamos sobre o túnel Charitas-Cafubá e várias obras públicas realizadas”.

Rodrigo Neves trocou ideias e ouviu sugestões de moradores e lideranças comunitárias e empresariais de Camboinhas, Cafubá, Engenho do Mato, Jacaré, Jardim Imbuí, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Piratininga, entre outras. Várias propostas serão incorporadas ao programa de governo, como o incentivo ao turismo, o apoio aos pescadores artesanais e a ampliação da segurança e iluminação pública.

Também participaram do encontro o vice-prefeito, Paulo Bagueira, o presidente do legislativo, Milton Cal, o presidente da Famnit, Manuel Amâncio, a ex-candidata a prefeita, Juliana Benício, os vereadores Binho Guimarães, Gallo, Beto da Pipa e Anderson Pipico, além de empresários, lideranças partidárias, representantes de colônias e pescadores, e os ex-deputados Tânia Rodrigues e Felipe Peixoto, que reafirmou seu apoio a Rodrigo.

“Rodrigo promoveu muitos avanços na Região Oceânica e esse processo de escuta e troca é muito importante para o futuro da nossa cidade”, disse Peixoto.

Os niteroienses podem contribuir para a elaboração do plano de governo enviando suas propostas através do site “amorporniteroi.com.br” e também participando dos encontros regionais.

O próximo será realizado na quinta-feira, em Icaraí, na zona sul do município.

Favoritismo - Segundo pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta terça-feira, Rodrigo Neves tem mais do que a soma das intenções de votos dos demais candidatos à Prefeitura de Niterói.

Na primeira pesquisa eleitoral após anunciar Isabel Swan (PV) como pré-candidata a vice-prefeita, Rodrigo Neves tem 43% das intenções de voto contra 18% de Carlos Jordy (PL), 11% de Talíria Petrone (PSol) e 5% de Bruno Lessa (PSD). Neste cenário, o ex-prefeito venceria no primeiro turno a disputa.

O Instituto Gerp também apurou nível de rejeição dos candidatos. Neste quesito, Carlos Jordy foi o mais rejeitado, com 30% dos respondentes declarando que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar em índice de rejeição aparece a psolista Talíria Petrone com 23%. Rodrigo Neves tem 21% e Bruno Lessa, 20%.

O Instituto Gerp ouviu 1250 eleitores de Niterói, entre 25 e 29 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2,83%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 03344/2024.