Até o dia 20 de julho, pontos turísticos de Niterói apresentam esculturas da mostra “Primórdios Digitais”, de Beto Gatti. Bem-humoradas e provocativas, as obras de até dois metros de altura integram a intervenção urbana idealizada pelo artista. Iniciativa da Prefeitura de Niterói, a mostra entrou em sua segunda fase de exibição após ficar quase três semanas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.
A exposição busca provocar um momento de pausa e reflexão sobre o paradoxo entre a ausência física e a presença digital. Agora, a população vai poder viver essa experiência num roteiro que passa por diversos pontos da cidade: Museu de Arte Contemporânea (MAC); Praça Arariboia; calçadão da Praia de Icaraí (em frente à UFF); Praça do Rádio Amador (São Francisco) e Parque da Cidade.
Em “Primórdios Digitais”, Gatti constrói sua crítica a partir da dualidade presente em sua própria obra: utiliza tecnologia de ponta como ferramenta criativa, mas recorre a materiais ancestrais, como o bronze, para dar forma às esculturas. O objetivo é criar um contraste entre o antigo e o contemporâneo.
As obras retratam primatas com corpos humanos manipulando celulares, câmeras e óculos de realidade virtual — uma crítica ao impacto da tecnologia nas relações sociais. O próprio artista visitou e escolheu os locais onde as obras serão expostas em Niterói.
As cinco obras pertencem a coleções particulares e foram cedidas para esta ação. Cada escultura contará com uma placa informativa e um QR Code que convida o público a acessar o celular para saber mais sobre o processo criativo do artista.
Confira quais esculturas cada ponto da cidade recebeu:
Praça Arariboia Desconectados
MAC Saudade
Praça do Rádio da Cidade Cabo de Guerra
Orla de Icaraí Primórdios Digitais
Parque da Cidade La Décadence Biomorphique
Prefeitura lança atualização do plano estratégico "Niterói Que Queremos" até 2050
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura